Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Espaços de ensino e aprendizagem da Matemática: laboratório virtual e monitoria acadêmica
Anderson Tedesco Lorini, Valéria Espindola Lessa

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


O presente projeto de ensino visou proporcionar à comunidade do IFRS – Campus Erechim, espaços de ensino e aprendizagem da Matemática a partir do Laboratório Virtual de Matemática e da monitoria acadêmica no formato remoto. A monitoria constitui-se um espaço de grande relevância, pois visa oferecer atendimento aos estudantes que cursam componentes curriculares da área e que enfrentam dificuldades com os conceitos e procedimentos. É uma prática realizada há bastante tempo no Campus Erechim de forma presencial e neste projeto foi ofertada de forma remota. O Laboratório Virtual, por sua vez, pretende auxiliar na atividade de ensino remoto do professor e do monitor e na aprendizagem do estudante, pois, permite a ampliação e diversificação das metodologias de ensino da Matemática quando disponibiliza materiais digitais interativos e visuais para serem explorados nas aulas e atendimentos. O Laboratório Virtual está em processo de planejamento e elaboração desde o ano de 2020 e a partir do segundo semestre de 2021 associamos a construção efetiva do site juntamente com a atividade de monitoria acadêmica de Matemática. Em cinco meses de projeto foram disponibilizadas 160 horas de atendimento da monitoria, sendo que em apenas 76 horas houve estudantes de Cursos Técnicos Subsequentes e Cursos Superiores que procuraram auxílio. As principais atividades realizadas na monitoria enfatizaram-se em revisões sistemáticas dos conteúdos ministrados em aula e esclarecimento de dúvidas conceituais. Em relação ao Laboratório Virtual, até o momento 25 ambientes virtuais foram avaliados e considerados interessantes para o auxílio da aprendizagem em Matemática. Entende-se que associar a monitoria acadêmica no formato remoto com o Laboratório Virtual possa trazer inúmeros benefícios ao ensino e a aprendizagem da Matemática. Por fim, o projeto proporcionou a solidificação dos conhecimentos acadêmicos e o desenvolvimento de competências relacionadas ao ensino para o monitor.


Palavras-chave


matemática; ensino; aprendizagem

Texto completo: PDF