Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

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Ciclo de diálogos e vivências sobre a educação inclusiva: a socialização de saberes sobre inclusão para a promoção de conhecimento
Gabriela Portela Sperotto, Marlova Elizabete Balke, Fernanda Zatti, Leonora Marta Devensi, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 14-02-2022

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Mediações e Diálogos sobre Processos Educativos e Inclusão, proposto pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS - Campus Erechim. Este projeto atuou possibilitando oportunidades de formação, diálogo e a troca de experiências, para o aprimoramento das práticas educativas, estimulando ações que promovem a inclusão de pessoas com deficiência e necessidades específicas. Desta maneira, foi realizado o Ciclo de Diálogos e Vivências sobre a Educação Inclusiva organizado em parceria entre o NAPNE e a 15ª Coordenadoria de Educação, contando com cinco palestras, que trataram de temas como a Tecnologia Assistiva e Acessibilidade Digital, onde reuniu profissionais da educação e estudantes de diversas escolas, e comunidade em geral. O evento proporcionou aos participantes momentos de reflexão e troca de conhecimentos, a fim de aprimorar suas habilidades e competências para o desenvolvimento de estratégias de ensino voltadas ao atendimento de estudantes com necessidades específicas. O trabalho da bolsista esteve voltado, principalmente, em dar suporte nas ações de organização e divulgação dos eventos, bem como na criação de uma identidade visual, montagem e edição de vídeos e materiais informativos. Também, foi realizada a produção de imagens para a divulgação, sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, afirmando a relevância da conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios e espaços de inclusão. A importância desse projeto para a sociedade é que ele colaborou significativamente para fortalecer a educação inclusiva, que mesmo representando um grande desafio, é fundamental sua inserção nas escolas, pois favorece a diversidade, apresentando meios e recursos adequados, além de oferecer apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem. Ademais, proporcionou à bolsista desenvolver suas habilidades para a atuação profissional futura, ampliando seu olhar sobre questões de inclusão.

Palavras-chave


inclusão; acessibilidade; educação; extensão

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