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Projeto de um chassi monocoque em compósito para um protótipo veicular de eficiência energética
Gabriel Felipe Koch, Alysson Lucas Souza, Bruno Vinicius Christo, Eduardo Wichnovski, Thales Ruan Piovezan, Airton Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 13-02-2022

Resumo


Com o aumento da demanda por energia sustentável, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos visando a eficiência energética e atenuação da emissão de poluentes. Para suprir essa necessidade, criou-se a equipe Drop Team, cujo objetivo é a construção e aperfeiçoamento de um protótipo veicular de eficiência energética. Atualmente, o veículo tem um chassi tubular e uma carenagem de fibra de vidro, possuindo uma massa total de 50 Kg. Visando a busca por mais eficiência, faz-se necessário a diminuição da massa do veículo, tendo em vista que é uma das principais variáveis na questão de autonomia energética. Dessa maneira, por meio de pesquisas bibliográficas, identificou-se a possibilidade de confeccionar um monocoque de fibra de carbono. E para tal, juntamente com os requisitos dos dois pilotos e membros da equipe, houve a identificação e dimensionamento dos esforços suportados pelo chassi em situação de pista e em eventuais colisões e acidentes. Foi desenvolvido a partir das normatizações do regulamento e requisitos dos usuários a geometria e design inicial do protótipo, possibilitando o planejamento da divisão de suas partes, visando a facilitação no transporte e logística do mesmo em competições. Ainda, o projeto contou com encontros semanais para debates, alinhamentos do cronograma, e repasse de conhecimentos sobre os softwares de desenhos e simulações estruturais. Também foi possível selecionar os materiais e planejar as configurações iniciais dos compósitos por meio de simulações, juntamente com os esforços atuantes no carro. Com isso, os pontos de fixação de componentes e peças no compósito de fibra de carbono, puderam ser otimizados. Assim sendo, foi identificado pontos de melhoria e aprimorado as análises computacionais tanto da parte estrutural quanto aerodinâmica. É importante destacar, que as atividades vêm sendo desenvolvidas de acordo com o cronograma preestabelecido, com a previsão de conclusão da pesquisa em fevereiro de 2022.

Palavras-chave


monocoque; fibra de carbono; eficiência energética; compósitos

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