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Desenvolvimento de dispositivos didáticos para uso em aulas práticas na área de Fenômenos de Transporte do curso de Engenharia de Alimentos
Daniel Slongo, Felipe Kosak Casagrande, José Roberto Delalibera Finzer, Marília Assunta Sfredo

Última alteração: 13-02-2022

Resumo


Com a expressiva diminuição dos recursos financeiros destinados à educação e, por consequência, a dificuldade crescente de se adquirir materiais para realizar experimentos práticos em laboratório, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de dispositivos didáticos sustentáveis e de baixo custo para utilização em aulas práticas da área de Fenômenos de Transporte do curso de Engenharia de Alimentos do IFRS Campus Erechim. Os dispositivos projetados serão confeccionados a partir de materiais já adquiridos e também com sucatas e materiais reciclados. O primeiro dispositivo proposto recriará o experimento de Reynolds, relacionado aos regimes de escoamento de fluidos. Este será conectado a uma tubulação que conta com um sistema de captação e armazenagem de água da chuva, que permite que o sistema funcione por longos períodos e sem gastos referentes ao consumo de água. Tal experimento consiste em injetar corante na água escoando pela tubulação para observar os diferentes comportamentos do fluido com a mudança na velocidade do escoamento. O segundo dispositivo tem a função de medir o ângulo de repouso de materiais sólidos granulares. Quando um produto granulado é despejado sobre uma superfície plana, o volume de material forma um cone com a ponta embaixo da área de despejo. O ângulo formado entre a face inclinada e o chão é o chamado ângulo de repouso, que é uma propriedade fundamental para o adequado projeto de máquinas e equipamentos destinados à movimentação e armazenagem de produtos granulares, como silos e esteiras transportadoras, além de ser utilizado no cálculo do volume das pilhas de estocagem de material em moegas e pátios. Ambos os dispositivos permitirão visualizar os conteúdos estudados nas disciplinas de Fenômenos de Transporte I e Operações Unitárias I de maneira prática, o que auxilia no aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave


experiência de Reynolds; laminar; turbulento; ângulo de repouso; grãos

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