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Diagnóstico da evasão escolar no contexto dos cursos de graduação do IFRS – Campus Erechim
Cassandra Vieira Reis, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 13-02-2022

Resumo


O projeto tem como objetivos identificar o percentual de evasão escolar nos cursos de graduação do IFRS- Campus Erechim e identificar e compreender os motivos que provocaram a evasão neste contexto, nos últimos três anos. Foi utilizado uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. A origem dos dados foram relatórios de matrículas e questionários on-line. Obtendo uma amostra de 62 estudantes evadidos nos anos de 2017, 2018 e 2019, utilizando a análise de estatística básica. O percentual médio de vendidos no triênio 2017, 2018 e 2019: Engenharia Mecânica: 13,98%, Tecnologia em Design de Moda: 18,68%, Engenharia de Alimentos: 18,96% e Tecnologia em Marketing: 26,91%. Os principais motivos com potencial para impactar na decisão de evadir: motivos externos no curso/instituição: 43,5%, dificuldades de aprendizagem: 30;6%, extensão jornada de trabalho: 29%, não identificação com o curso: 19,4%, problemas financeiros e problemas de deslocamento: ambos com 14,5%, falta de motivação e longo período afastado dos estudos: ambos com 11,3%. Obs.: os/as participantes poderiam indicar até 2 alternativas, motivo pelo qual a soma dos percentuais ultrapassa 100%. Conclui-se que, por parte da instituição, compreender as especificidades e particularidades de cada curso e a sua relação com o contexto socioeconômico, deve se constituir como uma espécie de pano de fundo para pensar em estratégias para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão. Esse enfrentamento é urgente, pois além de estar alocada na base de distintos problemas sociais, a evasão contribui com o desperdício de dinheiro público ao demandar investimentos em cursos que acabam efetivando a formação de um número reduzido de estudantes.

Palavras-chave


evasão no ensino superior; formação humana e profissional; relação estudo e trabalho.

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