Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
A escola enquanto comprometimento com o mundo
Camila Milena Matiello, Giovane Rodrigues Jardim

Última alteração: 13-02-2022

Resumo


A escola atua como uma instituição de ensino formal, responsável não somente pela inserção de novos seres no conhecimento, mas principalmente no mundo comum. Para além da transmissão de conteúdos, é oportunidade para a inserção de novos seres ao mundo, de responsabilidade e de comprometimento. Assim, a escola pode ser uma experiência formativa do humano. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa Educação e Sociedade, em segundo ano de execução, objetivou desenvolver pesquisas acadêmicas no campus Erechim do IFRS nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, reunindo docentes e discentes dos diversos cursos e áreas, em diálogo com pesquisadores de outras Instituições de EnsinoSuperior, com ênfase na ética, estética e política. Em 2021, a pesquisa bibliográfica centrou-se na educação tendo como ponto de partida o texto A crise na Educação de Hannah Arendt (1906-1975). A pesquisa possibilitou compreender que a escola deveria possibilitar uma relação de proteção e de intermédio entre o mundo das crianças, que é repleto de inovação e subjetividade, para com o mundo dos adultos, sendo algo já formado e estabelecido. Para Arendt, a escola é uma instituição que integra os âmbitos privado e público, e possui uma tarefa importante enquanto instituição de educação: preservar a pluralidade, e conservar o mundo. Para aprofundar o pensamento de Arendt foram realizados encontros com o Grupo de Estudos Hannah Arendt da Universidade Federal de Pelotas, e diálogos com instituições e pesquisadores externos, do qual resultou a publicação do livro Percursos Interdisciplinares. O projeto centrado na iniciação científica, possibilitou ainda a equipe de execução e a bolsista: momentos e espaços institucionais para a pesquisa nas áreas de conhecimento do projeto, de forma indissociável ao ensino e a extensão; diálogo dos docentes e discentes do campus Erechim com pesquisadores e colaboradores de outras Instituições de Ensino Superior; e a divulgação do campus Erechim por meio da publicidade das atividades do projeto e sobretudo pela divulgação científica decorrente.

Palavras-chave


educação; mundo comum; pluralidade

Texto completo: PDF