Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
O Ecossistema de Valor da Moda sob o ponto de vista dos atores participantes: perspectivas e posicionamentos
Larissa Fortunati

Última alteração: 04-12-2020

Resumo


Os produtos wearables posicionam sensores ao redor do corpo. Na Moda estes dispositivos são encontrados em acessórios estéticos. Ao integrar esta tecnologia no mercado são necessários diferentes atores que juntos geram um Ecossistema de Valor. Com o intuito de conhecer a as relações existentes no ecossistema de valor da moda, o objetivo deste resumo é apresentar os resultados prévios da pesquisa exploratória “Tecnologias Vestíveis no Ecossistema de Valor da Moda: uma análise sistêmica”, a qual busca analisar sistemicamente os relacionamentos existentes no Ecossistema de Valor do Produto de Moda, em especial o Wearable. Para tanto definiu-se um questionário semi- estruturado, composto por perguntas abertas e fechadas. A coleta de dados foi realizada no decorrer de dois meses, por meio das entrevistas com profissionais da área da moda, totalizando seis entrevistados, os quais foram definidos por meio da técnica snowball e selecionados após análise de currículo. Primeiro os entrevistados foram questionados sobre a relevância do Ecossistema de Valor da Moda em geral enquanto setor produtivo no Brasil e no mundo. Assim os entrevistados destacaram o impacto deste na geração de emprego e renda nos diversos elos do ecossistema. Segundo, abordou-se a organização do ecossistema de valor da moda, por conseguinte os entrevistados alegaram que este é desorganizado, necessita de incentivos públicos e privados e, principalmente, desenvolver uma conexão entre todos os elos participantes para a obtenção de uma visão geral do ecossistema, com o objetivo de proporcionar melhores resultados para todos. Essa visão foi confirmada ao solicitar que os entrevistados que expressassem sua visão sobre as interações presentes neste ecossistema de valor a partir da inserção do produto Wearable, assim eles apontaram a necessidade de transformações na produção, consumo e divulgação de resultados ao público. A inserção do produto de moda em específico, o vestível no mercado é frágil, precisando criar mecanismos para atrair o interesse do público em adquirir este tipo de produto. Em termos de ecossistema, ao inserir um produto vestível no processo de produção, verifica-se a atuação de outros atores e indústrias, como a eletrônica, que possui outra gama de agentes interagentes. Deste modo, levando em conta todas as competências deste setor, salienta-se a importância de observar as relações presentes no ecossistema de Valor da Moda, identificar e mapear os atores existentes, para que ocorra a compreensão do funcionamento e da complexidade existente na indústria da Moda, em especial ao inserir um produto novo no complexo produtivo.

https://youtu.be/jfjvE4MsdgE


Palavras-chave


Moda; Tecnologias vestíveis; Ecossistema de valor.

Texto completo: PDF