Última alteração: 24-12-2020
Resumo
MOLOSSI, Betina Hofmann[1]
TALAWITZ, Amanda Baldissera[2]
WAGNER, Priscila Gil*
O projeto Conversation Club foi concebido tendo em vista a necessidade dos seres humanos de se comunicar e estabelecer relações. Ao promover a prática da língua inglesa e o conhecimento de diferentes culturas, abrem-se novas oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto coletivo, para a comunidade que a ela referem-se, elevando a comunicabilidade dos indivíduos a âmbito mundial. Atendendo a essas urgências o programa de extensão, criado em 2019, objetivou fomentar o interesse de alunos, funcionários e da comunidade externa à língua inglesa, fazendo com que sua prática em espaços públicos e online tornasse-se algo tangível, gratuito e acessível. Em vista das limitações impostas no ano de 2020, ajustes tiveram que ser adicionados para a continuação do projeto. Para tanto, foram desenvolvidos multíplices de atividades pretendendo o desenvolvimento dos participantes em relação à língua estrangeira. Tais atividades foram elaboradas pela bolsista responsável e compreenderam-se de: uma série composta de quinze edições (Handouts) de conteúdos didáticos e instrutivos disponibilizados via e-mail a mais de 100 inscritos; encontros semanais online ao longo de dez semanas - até a presente data - e com duração de uma hora cada, abordando tópicos variados de conversação que instigam a integração entre os participantes; múltiplos episódios constituindo o Podcast do Conversation Club sobre questões de interesse atuais que visam estimular o contato frequente com o idioma alvo; e uma extensa e diversificada gama de vídeos e postagens em mídia social desenvolvida para aperfeiçoar a comunicação e a fluência dos interessados. Os materiais em sua totalidade foram produzidos pensando na utilização efetiva da língua no dia a dia do coletivo. À vista disso, foi constatado um aumento no interesse e na procura por conteúdos informativos por parte do público interno e externo e uma maior integração com a comunidade local e geral, chegando a atingir território internacional. Essa cobertura pôde ser observada no alcance obtido pelo Podcast do projeto, que chegou a ser escutado em 8 países distintos. Por fim, é pertinente mencionar o interesse pela continuidade do projeto para que seja possível obter uma maior extensão e impacto na sociedade, e para que práticas semelhantes possam ser reconhecidas e consolidadas e então tidas como habituais em ambientes acadêmicos.
[1] Tecnologia em Design de Moda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Erechim, [email protected]
[2] Tecnologia em Marketing, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Erechim, [email protected]
* Professora Orientadora/ Tecnologia em Design de Moda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Erechim, [email protected]
Link de acesso para vídeo: https://youtu.be/BZsjToirJvg