Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
O perfil dos consumidores de móveis residenciais sob medida da região do Alto Uruguai Gaúcho - RS
Camila Nardino, Angelita Freitas Silva, Silvana Saionara Gollo

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


O presente trabalho é um recorte do artigo final de conclusão do curso de Tecnologia em Marketing, elaborado no primeiro semestre do ano de 2018. Para este caso, o objetivo é identificar o perfil dos consumidores de móveis sob medida da região do Alto Uruguai Gaúcho. O mercado do setor moveleiro está em constante expansão, assim como o poder de compra do consumidor. Diante destes fatos, faz-se relevante explorar o perfil deste consumidor a fim de produzir embasamento que possa auxiliar as empresas a elaborar um planejamento de marketing assertivo. No que se refere a metodologia utilizada classifica-se, quanto à abordagem do tema, em quantitativa, sustentada por questionário estruturado por nove perguntas fechadas. A população-alvo foi definida em termos de elementos, neste caso sendo o consumidor de móveis sob medida, extensão geográfica delimitada pela região do Ato Uruguai Gaúcho/RS o qual é composto por 32 municípios de pequeno e médio porte, e intervalo de tempo na coleta de dados, que ocorreu entre março e abril de 2018. A amostragem é não probabilística por conveniência, aplicada no meio on line, com um retorno de 64 respondentes. Os resultados apontam para um público com idade entre 18 a 57 anos, mas, sobretudo do sexo feminino (75%), o que indicou o grande poder de decisão e de compra das mulheres. A renda média dos respondentes indicou três salários mínimos e escolaridade de nível superior completo, o que ressalta um consumidor de classe intermediária, também chamada de classe B. O estado civil apresentou índices equivalentes entre casados e solteiros, ainda que em sua maioria dos respondentes, dividem sua moradia com seu parceiro ou parceira. O conteúdo mais consumido entre eles  é entretenimento, seguido por saúde e bem-estar. Nas horas vagas os respondentes preferem assistir TV, indicando que a sala é um dos ambientes mais utilizados.  Sendo assim, a partir da exploração dos resultados foram identificados o perfil dos consumidores, dadas suas caraterísticas ocupacionais, sociais e econômicas. Tais fatos permitem aprofundar os conhecimentos sobre o público alvo consumidor de móveis sob medida, e permite que as empresas deste setor possam ciar estratégias de mercado. Ainda assim, cabe destacar que em casos como este, onde o estudo sobre o comportamento do consumidor é amplo, pode ter comportamentos diferentes para outras regiões do estado ou mais amplamente em outras regiões do país. Sugere-se então que novas pesquisas sejam realizadas permitindo a qualificação de complementares ou comparativos.

https://youtu.be/SQe5i_Dx3VE


Palavras-chave


Móveis; Residenciais; Perfil do consumidor; Decisão de compra.

Texto completo: PDF