Última alteração: 16-11-2020
Resumo
Os materiais compósitos são reconhecidos por serem capazes de unir propriedades não usuais, como uma resistência mecânica alta em um corpo extremamente leve. Com a intenção de futuras aplicações no protótipo veicular de eficiência energética que o campus desenvolve desde 2015, necessita-se conhecer melhor tais materiais, tanto seus atributos, quanto suas principais limitações. O presente estudo visa averiguar as propriedades de compósitos de fibra de carbono em matriz poliméricas e reforçados com diferentes núcleos estruturais, sendo eles, espuma de policloreto de vinila, colmeia de aramida, colmeia de polipropileno e núcleo flexível de poliéster não tramado, todas amostras serão processadas por infusão à vácuo. A pesquisa, além de comparar o comportamento de núcleos confeccionados com diferentes materiais, também visa mensurar a alteração nas propriedades mecânicas, a partir da alteração da espessura de tal camada. Para isso, utilizará de softwares especializados para análises micromecânicas prévias das características mecânicas dos corpos de prova, e as análises serão averiguadas em ensaios mecânicos desenvolvidos dentro do campus Erechim do IFRS. Os dados uma vez adquiridos serão comparados, a fim de garantir que a simulação representa de forma satisfatório o comportamento físico do material. As simulações, assim que representativas do comportamento real, serão utilizadas para futuros dimensionamentos de componentes. O estudo ainda visa analisar a relação de custo benefício entre à redução de massa e preço necessário para confecção das peças, assim como analisar o ciclo de vida de componentes específicos do protótipo caso fossem produzidos com o compósito estudado, em comparação com outro material que também atendesse a necessidade, porém com massa superior.
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