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Implementação da Gestão do conhecimento em uma equipe estudantil
Ana Paula Cervinski, Airton Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 17-11-2020

Resumo


 

A Gestão do conhecimento tornou-se necessária à medida que o conhecimento produzido, compartilhado e implementado nos produtos ou serviços de uma empresa, caracterizou-se como vantagem competitiva. Isso porque quando o membro de uma equipe pode acessar rapidamente e de forma eficiente as informações referentes aos processos e resultados de projetos que já foram realizados, a probabilidade de ocorrerem falhas não previstas diminuem. E por consequência, há um impacto positivo em questões de tempo de entrega, preço, qualidade, entre outros diferenciais. Ao tratar de projetos de equipes estudantis, devemos atentar para a alta rotatividade dos membros, já que eles só permanecem na equipe do projeto enquanto possuem vínculo com a instituição de ensino. No caso da equipe Drop Team, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, que é objeto desse estudo,  é imprescindível que o conhecimento adquirido seja mantido dentro da equipe, mesmo que os integrantes que o criaram a tenham deixado, permitindo que o protótipo esteja em constante melhoria.  Desta maneira, este trabalho apresenta um estudo para a implantação da Gestão do conhecimento na Drop Team. Considerando ainda, que cada equipe possui características específicas, é necessário fazer uma análise do estado atual das práticas de Gestão do conhecimento na equipe estudada, para isso utilizou-se o modelo de diagnóstico para equipes multidisciplinares proposto por Alves (2010). Após, pretende-se estabelecer um roteiro para a implantação de práticas e ferramentas de Gestão do conhecimento, de acordo com as necessidades observadas, garantindo que as deficiências encontradas sejam corrigidas e seja possível obter melhores resultados. A pesquisa realizada é classificada como aplicada, pois tem o objetivo de propor soluções para um problema identificado em uma equipe estudantil. Assim como é mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, sendo ainda exploratória, já que visa obter maiores informações sobre um problema específico. Os resultados parciais evidenciam maiores deficiências nos pontos relacionados com a disponibilidade e facilidade para encontrar a informação/conhecimento necessário; fluxos de informações/conhecimentos; reutilização de aprendizados anteriores e determinação de como e onde deve ser feita a contribuição do conhecimento individual para a equipe. Portanto, espera-se que com o estudo completo dos itens citados, seja possível obter maior sucesso nos projetos desenvolvidos, gerando vantagem competitiva, além de um desenvolvimento profissional e pessoal dos membros da equipe.

 

Link do vídeo: https://youtu.be/PruADfdD72k

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Equipe estudantil; Diagnóstico de Gestão do conhecimento

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