Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
I Semana da Aprendizagem do IFRS – Campus Erechim: discutindo diferentes perspectivas do processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação profissional
Luan Rossetto, Ana Paula Cervinski, Juliana Carla Girotto, Fernanda Zatti

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


A “I Semana da Aprendizagem do IFRS – Campus Erechim é um evento previsto no projeto de ensino “Estratégias de aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente”. A primeira edição do evento aconteceu de forma online entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020, tendo como objetivo estimular e instrumentalizar estudantes de cursos técnicos e superiores para a utilização de estratégias de aprendizagem. Contou-se com 16 palestras perfazendo uma carga horária de 28 horas e um total de aproximadamente 120 participantes. Do total de participantes, 103 responderam ao questionário de avaliação do evento, disponibilizado por e-mail, em formato digital, ao final das atividades. A análise das respostas foi feita com base na análise de conteúdo. Dentre as motivações para a participação no evento, destacou-se a busca pela aquisição de conhecimentos, juntamente com o interesse pelos os temas abordados e pela obtenção da certificação. No que diz respeito aos aspectos considerados positivos pelos participantes, pode-se citar a diversidade dos temas abordados, a preparação dos ministrantes e a organização do evento. Em relação à preferência pelos temas abordados nas palestras, foram destacados os que relacionam-se à aprendizagem e neurociência, reflexões sobre o estudar, saúde mental e psicologia. Dentre os aspectos considerados negativos, foi mencionada a incompatibilidade de horários, tendo em vista a carga horária expressiva do evento. Mesmo assim,, 82,5% dos participantes consideraram a duração do evento adequada. Aproximadamente 99% dos participantes classificaram a organização do evento com os critérios muito bom ou bom. Em se tratando do atendimento às expectativas, 92,2% dos participantes avaliaram que foram atendidas, enquanto 7,8% consideraram que foram atendidas parcialmente. Quanto às sugestões para eventos futuros, foi destacada a importância da continuidade da realização de atividades sobre a temática e a manutenção do formato online. Dessa maneira, salienta-se a importância de promover eventos e atividades para discutir a formação profissional sob diferentes perspectivas, com vistas a proporcionar à comunidade acadêmica reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no contexto de cursos técnicos e superiores.

 

Link do vídeo no Youtube: https://youtu.be/16LzGA-ObR8


Palavras-chave


Estratégias de Aprendizagem; Ensino-aprendizagem; Formação Profissional.

Texto completo: PDF