Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Tecnologia VS Humanidade: Os prejuízos do avanço tecnológico para a humanidade.
Emeli Rosset

Última alteração: 24-12-2020

Resumo


O Projeto Pluralidade, Mundo e Política: O campo das Ciências Humanas na Região Alto Uruguai é um projeto voltado para a disseminação da Área das Ciências Humanas no Campus Erechim do IFRS e também em escolas de ensino fundamental e médio e outras instituições de ensino da região.
Ao visualizar que área das Ciências Humanas se encontra inferiorizada em relação às outras áreas de conhecimento no sistema educacional, sentimos a necessidade de valorizar a produção científica que essa área representa. Os responsáveis pelo projeto são: Giovane Rodrigues Jardim, professo da área das ciências humanas e orientador, João Victor Hirt de Oliveira de Engenharia Mecânica; Emeli Rosset do Técnico em Finanças; e Suzanna Daniella Gomes de Tecnologia de Marketing. O grupo iniciou as atividades no mês de setembro de 2020 via Web conferência. Buscamos demonstrar aos estudantes a importância das Ciências Humanas na formação social e profissional e também da interdisciplinaridade. Nesse ano, pelas dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19,  estamos impossibilitados de manter a metodologia convencional por isso escolhemos nos manter online. Por meio de lives temos um espaço para realizar as atividades que havíamos proposto. Nas primeiras reuniões decidimos o modelo e o tema abordado pelo o projeto. Optamos seguir com encontros semanais, os quais seriam realizados por meio de lives no canal Pluralidade, Mundo e Política no YouTube, com a presença do grupo e de convidados a debater sobre a temática Tecnologia vs Humanidade.
Escolhemos esse tema pela necessidade de trazer algum assunto que gerasse interesse em pessoas de todas as áreas. Ao notar o avanço tecnológico nos últimos anos, achamos necessário analisar como o aspecto humano se comporta em relação a toda essa progressão. O primeiro encontro foi realizado no dia 13/10/20, com a apresentação do grupo e do tema a ser tratado. No dia 20/10/20, foi tratada a Inteligência artificial a partir da filosofia da mente.
O conhecimento difundido atende aos objetivos propostos pelo grupo e a sequência definida nos promove a oportunidade de muitos aprendizados necessários ao nosso desenvolvimento. Com isso é possível concluir que o projeto Pluralidade, Mundo e Política tem encontrado repercussão interna e externa, e uma boa participação discente e da comunidade regional nas atividades propostas, de forma a possibilitar momentos e espaço para o diálogo sobre a pluralidade, o mundo e a política.

https://youtu.be/nGgSC0r2oaw


Palavras-chave


Ciências Humanas; Interdisciplinaridade; Filosofia.

Texto completo: PDF