Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de física aplicada na modalidade de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs)
Luís Henrique Brum, Kelly de Carvalho Teixeira

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


A física é uma disciplina de grande importância para os alunos da engenharia, pois aborda diversas áreas do conhecimento que são aplicadas com maior ênfase ao longo da vida acadêmica do estudante. Entretanto, é um componente curricular no qual os discentes apresentam grandes dificuldades. Visando diminuir isso, ofertou-se a monitoria de física, realizada a distância, excepcionalmente. Entre os objetivos desta oferta estão: atender aos alunos inscritos na disciplina de Física Geral II – ofertada na modalidade de APNPs – e auxiliar na compreensão dos conteúdos, oferecendo nova explicação de conceitos e métodos de resolução de problemas. Além disso, a monitoria visa permitir ao bolsista desenvolver habilidades relacionadas ao ensino e ao uso de novas tecnologias de aprendizagem, bem como autonomia e experiência. Desse modo, através de uma reunião entre o monitor e a orientadora definiu-se a divisão da carga horária do monitor, bem como a plataforma a ser utilizada nos atendimentos (Google Meet). Além disso, incluiu-se o monitor na plataforma Moodle, para que o mesmo tivesse acesso ao conteúdo disponibilizado aos alunos, e assim acompanhasse o andamento da disciplina. Nessa mesma plataforma, foram disponibilizados os links para o atendimento online. Dentre a divisão da carga horária, parte foi destinada ao atendimento síncrono dos alunos, parte à preparação do monitor e parte à reunião com a professora, visando adequar estratégias e troca de informações. Para analisar os resultados obtidos, optou-se inicialmente por fazer um levantamento dos alunos que procuraram atendimento e comparar com o resultado obtido pelos mesmos ao decorrer da disciplina, sua taxa de reprovação e desistência. Até o início de novembro, entretanto, não houve procura por parte dos alunos pela monitoria. A mesma situação foi observada no atendimento com a professora: apenas um estudante participou, por uma única vez. Ademais, a taxa de desistência se mostrou alta: 53% abandonaram a disciplina. Os estudantes relataram que cursar remotamente uma disciplina que envolve muitos cálculos e dedicação torna-se muito complicado. Em decorrência disso, combinou-se a participação do monitor em uma aula síncrona, participando da explicação do conteúdo. A monitoria, apesar de ser importante para contribuir com o entendimento dos alunos, não apresentou procura pelos mesmos. Observou-se também baixa adesão à disciplina, na qual 40% das vagas não foram ocupadas. Acredita-se que isso seja um reflexo do atual momento. A enorme dificuldade transforma-se em desmotivação e apatia, culminando na alta desistência e em pouca participação.

https://youtu.be/8Q1_LQm5sK4


Palavras-chave


Ensino; Monitoria; Física

Texto completo: PDF