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O conhecimento popular vinculado ao conhecimento científico como instrumento de ensino-aprendizagem de Biologia
Shaiane Boesing Rodrigues Borges, Eduardo Saccomori, Denise Olkoski

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


A utilização de plantas é uma prática que antecede, até mesmo, as técnicas agrícolas e está intimamente ligada a culturas pelo mundo todo. Consequentemente, há séculos são construídos conhecimentos através de experiências práticas que se perpetuam pelas gerações, tornando-se um conhecimento empírico extremamente valioso. Desta maneira, o conhecimento tradicional de plantas correlacionado ao conhecimento científico é um instrumento que, apesar de pouco explorado, é extremamente eficaz e capaz de aprimorar o ensino-aprendizagem da Biologia. Este trabalho está inserido no projeto de ensino intitulado Educação Ambiental e iniciação científica no ensino de Biologia e visa abordar a importância do conhecimento empírico para a sociedade e para o desenvolvimento científico, já que incentiva a busca por fundamentação de conhecimentos do senso comum de forma a contribuir para na compreensão de conceitos relacionados à Biologia. Assim, foi possível abordar temas como plantas medicinais, plantas alimentícias não-convencionais e controle natural de espécies indesejadas, por meio de encontros semanais que aconteceram em outubro e prosseguirão por novembro e dezembro, através da plataforma Google Meet. Os encontros têm contado com um público remoto de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim e foram contemplados com a diversidade etária e formacional, desde a educação básica até o nível superior, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem graças ao compartilhamento de conhecimentos empíricos acrescidos por explicações científicas trazidas pelos participantes que foram estimulados à busca autônoma por informações e à participação ativa nos encontros, desconstruindo a tradicional formalidade professor-aluno e proporcionando um ensino colaborativo acrescido pelos conhecimentos avançados da Professora Denise Olkoski. Futuros encontros abordarão a criação de composteira caseira e o cultivo de plantas em moradias com espaço limitado. Além disso, o conhecimento adquirido nos encontros é divulgado no Instagram, em parceria com o projeto de extensão EcoErechim, onde são compartilhadas informações e receitas trazidas pelos participantes. O projeto contou também, com o desenvolvimento de bancos de questões do processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e do Exame Nacional do Ensino Médio, as quais foram resolvidas de acordo com os tópicos abordados, proporcionando uma experiência prática, onde o estudante aprende exercitando seus conhecimentos prévios e investigando o desconhecido. Assim, foi possível visualizar um impacto positivo na rotina dos estudantes, na maneira com que estes interagem e como observam a vastidão do estudo da vida no planeta Terra.


https://youtu.be/GxZrksUJsPM



Palavras-chave


Plantas; Ensino-aprendizagem de Biologia; Conhecimento empírico; Conhecimento científico.

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