Última alteração: 22-12-2020
Resumo
O processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas, no ensino técnico e superior está em permanente avanço, sendo que, as instituições de ensino buscam aprimorar as estratégias e práticas pedagógicas que possibilitem sua integração, desde seu ingresso. A partir desta postura, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), por intermédio do projeto de ensino: Educação e Inclusão: Implementando ações pedagógicas no IFRS- Campus Erechim busca a promoção de ações inclusivas e práticas pedagógicas construindo uma experiência colaborativa que possibilite o atendimento dos estudantes que necessitam de um acompanhamento extraclasse individualizado. Este processo inicia-se com o levantamento realizado pela equipe do NAPNE que efetua uma abordagem inicial com o estudante, dialogando a partir de suas necessidades, estruturando um roteiro de estudos que conduz a atuação da bolsista do projeto. Neste momento atípico, em virtude da pandemia e a necessidade de distanciamento social, os atendimentos estão sendo realizados de forma adaptada, preservando a saúde e a integridade dos estudantes e da bolsista. A interação ocorre através de troca de fotos, vídeos e recursos online como - Whatsapp, plataformas de web conferência, em que os estudantes e a bolsista interagem, realizando leituras dos materiais disponibilizados pelos docentes na plataforma Moodle, explicação do conteúdo, auxílio na realização das listas de exercícios do acompanhamento individualizado, organização nas datas das avaliações. Dessa forma, acredita-se que o apoio familiar, da comunidade acadêmica, bem como a dedicação e o empenho dos estudantes é muito importante para o sucesso do acompanhamento individualizado, proporcionando bons resultados acadêmicos, aguçando o interesse pelos estudos e a busca de novos conhecimentos para sua formação profissional.
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