Última alteração: 24-12-2020
Resumo
O projeto Conversation Club do IFRS Campus Erechim realiza encontros com atividades lúdicas, tendo como premissa que todas as reuniões sejam realizadas em inglês. Iniciado em 2019, o projeto tem como objetivo incentivar o estudo da língua, tendo como justificativa a importância do aprendizado, não somente didático, mas também da prática contínua para o melhor entendimento do idioma. Para o desenvolvimento das atividades selecionamos como público-alvo indivíduos que já possuem uma relação com a língua, como o engajamento em escolas de idiomas, participação em grupos de estudos e intercâmbios. A escolha dos temas abordados foi feita através de entrevistas com os participantes do projeto no qual pudemos destacar o interesse por cinema, jogos em grupo, música e outros elementos da cultura pop. Juntamente com os encontros, foi iniciado o Conversation Club Podcast, com o propósito de estimular e treinar o listening dos participantes do projeto. O podcast foi planejado com doze episódios quinzenais focados no aprendizado de novas palavras. Após o desenvolvimento do podcast iniciamos com outros materiais áudio visuais para auxiliar o público do Conversation Club em seu aprendizado da língua inglesa. Dessa maneira foram planejadas 5 séries de vídeos. São elas: Today I Learned, apresentando clipes curtinhos com curiosidades da língua inglesa que muitos estudantes não conhecem; Different Ways to Respond e Things you should know apresentando conversas rotineiras que exemplificam as diversas maneiras de se falar as coisas, auxiliando na pronúncia de algumas palavras e em possíveis equívocos do aprendizado em inglês; Dissecting The Meme buscando utilizar imagens cômicas da cultura pop conhecidas como “memes” e a partir delas explicar regras gramaticais e maneiras de construir uma frase; e Visual Dictionary, apresentando uma coletânea de imagens de objetos utilizados no cotidiano e suas intitulações em inglês. A rede social Instagram está sendo utilizada para a divulgação dos vídeos e do podcast pela proximidade com os participantes do projeto. A organização das postagens é feita através de planilhas de controle.O conteúdo é corrigido pela professora bolsista do projeto. As novas abordagens do projeto trouxeram um resultado positivo e, hoje, contabilizamos mais de 200 seguidores do Instagram, os vídeos apresentam 235 visualizações, e o podcast conta com, aproximadamente, 150 ouvintes. O projeto continuará com as séries de vídeo, postagens e contará, ainda, com mais dois episódios de podcast. Acredita-se que a continuação do projeto, juntamente com as novas estratégias implementadas, pode se alcançar um público ainda maior.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cWhs_JUPMO8