Última alteração: 16-11-2020
Resumo
O dinamômetro inercial é um equipamento destinado às pesquisas de motores de combustão interna. O dinamômetro utilizado no projeto de eficiência energética possui deficiências como cabeamento elétrico exposto e a falta de carenagens laterais de proteção. Além disso, possui uma estrutura de baixa rigidez estrutural, que acarreta muitas falhas de fixação dos sensores e no desacoplamento no motor auxiliar. Para sanar esses problemas buscou-se reprojetar o dinamômetro, aumentando assim a rigidez a partir de uma estrutura soldada e com novos elementos estruturais garantindo uma maior resistência mecânica, que possibilitará o posicionamento dos sensores de forma adequada evitando que ocorram problemas de leitura e interferências. O cabeamento dos sensores será substituído com utilização de eletrodutos garantindo assim uma maior resistência contra atrito que pode ocorrer devido às vibrações a que o equipamento está sujeito. Também foi implementado um sistema mais simples e funcional de acionamento do rolo de inércia, que possibilita que seja simulada a partida do veículo em movimento de forma similar ao que ocorre nas competições. Para que seja possível realizar os testes de simulação sem que o carro saia da posição interferindo nos resultados, foi incrementado um sistema de fixação e a carenagem de proteção que irá assegurar que nenhuma peça que possa se desprender atingir usuário durante os testes, contudo vale ressaltar que essa nova atualização do sistema permitiu que o dinamômetro ficasse mais compacto e de fácil transporte. Diante disto, espera-se que, com as modificações tenhamos uma maior repetibilidade dos testes e precisão nos valores obtidos nos ensaios, possibilitando assim que até mesmo pequenos ganhos de eficiência possam ser observados, otimizando ainda mais o veículo que vai ser ensaiado no dinamômetro.
https://www.youtube.com/watch?v=ryADnzAnakM