Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Organização do laboratório virtual de matemática
Ariel Ramos, Valéria Lessa

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


O presente projeto de ensino objetiva criar e organizar o Laboratório Virtual de Matemática do IFRS - Campus Erechim a fim de auxiliar no ensino e na aprendizagem de conceitos e procedimentos da Matemática.  A existência de um Laboratório de Matemática auxilia na atividade de ensino do Professor e na aprendizagem do estudante, pois, permite a ampliação e diversificação das metodologias de ensino da Matemática quando disponibiliza materiais interativos, práticos e visuais para serem explorados nas atividades de sala de aula, nos atendimentos extraclasse e nos estudos domiciliares. Além disso, possibilita sua utilização fora das dependências da Instituição tanto pela comunidade acadêmica do Campus como pela comunidade externa. O projeto inicial visava a organização de um espaço físico e virtual para o Laboratório, no entanto, devido ao contexto da pandemia, foi necessário reorganizar os objetivos e focar na construção apenas do espaço virtual. A metodologia de trabalho se caracteriza pelo levantamento de materiais digitais (objetos de aprendizagem) de diferentes tipos (textos, vídeos, simulações, aplicativos on-line, etc.) relacionados aos conteúdos da Matemática Básica que sejam interessantes e estejam disponíveis gratuitamente na internet. Os materiais encontrados estão sendo organizados em uma planilha do google drive e categorizados segundo os critérios: tema geral, tema específico / conteúdo, nome do objeto de aprendizagem, imagem (uma imagem que represente o objeto), link do site, descrição, autoria, tipo de material, nível de ensino, ano/série, palavras-chave.  A plataforma virtual na qual será alimentada com esses materiais e disponibilizada para uso da comunidade, está sendo desenvolvida por um estudante do Curso Técnico em Informática Concomitante ao Ensino Médio. Até o momento da escrita desse trabalho, temos 46 materiais analisados e categorizados na planilha.

 

https://youtu.be/V2WQDznLmsA


Palavras-chave


Laboratório; Matemática; Virtual; Conteúdo; Ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF