Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Química: orgânica II e tecnológica
Rafaela Schoeitzer Elias, Andressa Sausen de Freitas

Última alteração: 21-12-2020

Resumo


A monitoria é entendida como uma modalidade de transferência de conhecimento que visa o ensino dos alunos por eles mesmos. Ela tem como objetivo a troca de conhecimento entre os discentes, proporcionando interações dentro do âmbito acadêmico. Neste ano, devido à pandemia do Covid-19, as monitorias foram ofertadas à distância. De qualquer forma, ainda há o contato entre os alunos, mesmo que remotamente. Frente a isso, é de suma importância essa relação de aprendizagem, uma vez que este método de ensino apresenta benefícios consideráveis. O aluno monitor, por exemplo, é submetido à maior absorção do conteúdo, visto que a repetitividade pela matéria torna-se mais frequente, o que torna mais aprofundado o conhecimento, já que há a necessidade de buscar mais informações para sanar possíveis dúvidas. Já o discente participante das monitorias, é beneficiado pela flexibilidade de horários de atendimento, bem como a possibilidade de questionar pontos que foram abordados brevemente em aula. A monitoria de química, por sua vez, é realizada de segunda à sexta-feira, disponibilizando 16 (dezesseis) horas semanais para essa atividade.    O monitor fica à disposição durante o horário designado pelo cronograma, via whatsApp e em uma sala no Google Meet disposta somente à essa atividade, porém, há a flexibilidade de alterar os horários durante a semana, caso algum aluno não consiga estar presente nos momentos propostos. Considerando o exposto, ao ter a oportunidade de ser monitora das disciplinas de Química Orgânica II e Química Tecnológica ofertadas no 1º ciclo de atividades pedagógicas não presenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim-RS, tive a possibilidade de vivenciar os desafios enfrentados pelos docentes, bem como ter uma interação mais aprofundada pelo ensino, e como ensinar. Por fim, essa troca de conhecimentos e experiências, proporcionou maior interação entre os alunos, e a possibilidade de colocar em prática o ensino da química.

Link para vídeo no YouTube: https://youtu.be/95qZqiYlRa4

Palavras-chave


Química; Monitoria; Discente.

Texto completo: PDF