Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

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Monitoria de Operações Unitárias
Laura Muller PEREIRA, Marilia Assunta SFREDO

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


É perceptível uma grande dificuldade entre os alunos do Técnico em Alimentos do IFRS Campus Erechim com a disciplina de Operações Unitárias. A disciplina exige um desenvolvimento de habilidades matemáticas, tornando-a assim uma das mais difíceis no curso. Essa lacuna vem da matemática básica, refletindo nesta e em outras matérias que exijam cálculo. A monitoria de Operações Unitárias vem, por esta razão, auxiliar os alunos com estas dificuldades aprimorando conceitos técnicos e matemáticos, visando para a contribuição no processo Ensino-Aprendizagem. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos, possibilitando solucionar as principais dúvidas dos alunos. Estas atividades consistem em resolução de listas de exercícios, com maior enfoque em suas dificuldades, explicações de conceitos teóricos além de aplicações técnicas na área de Alimentos. A monitoria é ministrada por uma monitora, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliada sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. De acordo com resultados parciais pode-se observar que a procura da monitoria por parte desses alunos é praticamente inexistente, mesmo a monitoria agregando para sua vida acadêmica o aluno não faz procura da mesma. A utilização monitoria de Operações Unitárias mostra-se satisfatória, ao fato que muitos dos alunos que a demandam apresentam dificuldades de cálculos matemáticos básicos, os quais em grande parte são sanados pela orientação e auxílio da monitora. A partir disso, nota-se que a monitoria de Operações Unitárias, contribui significativamente para a melhoria do processo de aprendizagem, pois possibilita diagnosticar as principais dificuldades. Consequente com base nestes apontamentos o professor terá oportunidade de buscar alternativas para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem, contribuindo assim com a redução nos índices de evasão e reprovação destes alunos.

Palavras-chave


cálculo; dificuldades; dúvidas; aprendizagem

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