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Gestão de suporte de Aglomerados Produtivos com visão internacional
Adriana Troczinski Storti, Victoria Belén Vicenti, Florencia Lia Marturet, Marina de Arjol Guarrochena

Última alteração: 29-08-2019

Resumo


As redes externas dos Aglomerados Produtivos (AP) constituem importantes instrumentos para a geração de uma visão internacional das empresas e da organização, através de atividades de acumulação de conhecimento (informação, tecnologia e inovação) e/ou de desenvolvimento de ligações comerciais formais através das fronteiras. A promoção e apoio de redes externas delimitadas no nível de gerenciamento de atividades do AP, devem orientar as atividades institucionais para uma ação efetiva e sustentável no âmbito regional e internacional, ajustadas às necessidades específicas das empresas e aos relacionamentos em que estão inseridas. Objetivo: O trabalho pretende analisar as estratégias de práticas de apoio de APs e redes externas, para a internacionalização de redes entre organizações setoriais na região transfronteiriça de Misiones e estados do sul do Brasil. Metodologia: Nesta fase, um estudo exploratório e qualitativo, do tipo bibliográfico, para identificar e descrever as variáveis dos mecanismos de apoio dos APs, e relações externas significativas. O escopo do estudo são as redes de PA de Misiones-Argentina, com os estados do sul do Brasil, no setor de madeira e móveis. Resultados Parciais: As tarefas executadas pelo AP em termos de apoio à internacionalização podem ser divididas em dois grupos de acordo com a sua direção: a) as ações no exterior envolvem o estabelecimento de redes colaborativas de cooperação para informação e promoção de mercado, conhecimento de novas tecnologias e inovação e aprendizado experimental, ou seja, oportunidades potenciais e formação de alianças entre organizações e associações empresariais competitivas com mercados externos; e b) as ações dentro do cluster implicam medidas destinadas a melhorar as habilidades necessárias para ingressar no mercado externo pelas empresas na modernização dos métodos organizacionais (treinamento em gestão e organização de grupos, missões em feiras e exposições, melhoria de qualidade / produtividade, ajustes ambientais e de equipamentos e instalações). As novas abordagens da AP assumem a importância da inovação em um sentido amplo (serviço / produto, processo, organizacional e relacional) que requer densas redes de cooperação entre diferentes agentes econômicos; e de todas as dimensões relacionais (vertical, horizontal e transversal) dos atores da cadeia de valor. Considerações finais: As iniciativas, práticas, ações e processos que enfatizam as inter-relações e a cooperação entre APs e empresas dependem do nível de integração e de sua posição em várias redes nacionais, regionais e internacionais.

Palavras-chave


aglomerados produtivos; práticas de suporte; redes externas; visão internacional

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