Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Construção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de química: O uso de aulas práticas como ferramenta de ensino-aprendizagem.
Gabriel Nunes PALMA, Laísa PEREIRA, Ivete SCARIOT, Márcia Regina Siqueira CARDOSO

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


A maneira como é abordado o ensino de ciências nas escolas de educação básica, em especial, nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas na disciplina de química, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórico e portanto, entediante para a maioria dos estudantes onde não se aplica a aspectos do seu cotidiano. Acerca do ensino dessa disciplina, as diversas investigações desenvolvidas nas últimas décadas têm evidenciado em diferentes trabalhos publicados, que a química da escola não possui ligação com a química da vida e os objetivos, conteúdos e estratégias do ensino de química atual estão dissociados das necessidades requeridas para um ensino voltado para a formação da cidadania. Diante desta perspectiva, o projeto visa a elaboração de diversas metodologias e estratégias de ensino, buscando a interligação do conhecimento teórico com atividades pedagógicas, como dinâmicas, jogos e aulas práticas. A ênfase está na experimentação, como ferramenta fundamental, para atingir os objetivos, através da inserção de experimentos de baixo custo no ensino de ciências, centrado no educando, e com potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse pela ciência. Além disso, possui como objetivo contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS Campus Sertão através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuarem nas disciplinas de Ciências na Educação Básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores, atitudes e ações, visando o pleno exercício da profissão do futuro docente. Desenvolvem-se por parte dos bolsistas do projeto, a montagem de materiais, como jogos, modelos didáticos, listas de exercícios e adaptação e montagem de aulas experimentais, priorizando o uso de materiais de baixo custo e fácil aquisição, não inviabilizando a realização de atividades práticas mesmo em escolas que não possuem laboratório de ciências. A avaliação do projeto tem sido bastante positiva, sobretudo, as práticas laboratoriais. Constatou-se, que os estudantes atingiram índices satisfatórios para aprovação nas disciplinas, assim como, deixaram de reconhecer a química como algo abstrato em suas vidas. Outro resultado positivo foi a criação de um acervo de aulas práticas para os diferentes níveis de ensino, previamente testadas e adaptadas. Como ações futuras, visamos fomentar intervenções em escolas públicas, para implementação de práticas que favoreçam o despertar da vocação dos estudantes da educação básica para as carreiras científicas, através de atividades dinâmicas, monitorias e materiais didáticos.

 


Palavras-chave


ensino; química; cotidiano; práticas; estudantes

Texto completo: PDF