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Ciclo de estudos pluralidade, mundo e política: diálogos sobre a obra e o pensamento de Hannah Arendt
Última alteração: 17-09-2019
Resumo
Atualmente, a sociedade está cada vez mais polarizada, e distante de uma pluralidade política, onde se questionar está sendo cada vez mais uma tarefa difícil, pois não sabemos como o outro poderá lidar com isso, existindo um medo das diferenças,a partir da qual a liberdade de expressão se encontra em risco. O projeto de Extensão Divulgando as ciências humanas como área de conhecimento no campus Erechim em vista da implementação do ensino médio integrado, com apoio do Grupo de Estudos Hannah Arendt (GEHAr) da Universidade Federal de Pelotas, a partir dessa perspectiva da pluralidade humana, organizou o I Ciclo de Estudos Pluralidade, Mundo e Política: Diálogos sobre a obra e o pensamento de Hannah Arendt. Estes encontros possuem o objetivo de dialogar com a comunidade interna e externa sobre as obras da Hannah Arendt, pensadora política que tinha como uma das bases de sua elaboração filosófica a pluralidade em busca de um mundo com sem totalitarismos, a fim de se respeitar a liberdade de expressão, manifestação e opinião, e criar um mundo mais diversificado e representativo. O projeto buscou apresentar a obra A Condição Humana em encontros semanais, com leituras de comentadores e exibição de filmes que tratam da história e das ideias de Arendt, possibilitando assim a compreensão do significado que os seus escritos tiveram no contexto em que foram elaborados, bem como trazendo para o contexto atual. O I Ciclo de Estudos Pluralidade, Mundo e Política: Diálogos sobre a obra e o pensamento de Hannah Arendt, tem ajudado a compreender a importância das Ciências Humanas e das discussões de suas temáticas, pela necessidade de se criar um ambiente de diálogo, para assim evitar que o totalitarismo volte a acontecer no mundo humano. Por meio de diálogos, videoconferências, e outras atividades realizadas nas quintas-feiras a partir das 19 horas no Campus Erechim, constata-se que há interesse da comunidade externa nas atividades propostas pela área de Ciências Humanas, sobretudo nos diálogos sobre a ética, estética e a política, de forma que as atividades potencializam tempo e espaço para a reflexão crítica.
Palavras-chave
sociedade; ciências humanas; totalitarismo
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