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Experiência formativa: um relato sobre a imersão na prática da Abordagem de Educação Infantil Reggio Emilia
Rosângela Fátima Dalagnol, Adriana Salete Loss

Última alteração: 26-08-2019

Resumo


A formação docente deve ocorrer de forma permanente em diferentes momentos econtextos e por m eio de diferentes instrumentos. As literaturas se apresentam comoimportante elemento formador, no entanto, aliar a teoria à prática constitui se como aspectosignificativo no processo de formação considerando a importância das vivências para aconstituiçã o de aprendizados significativos. Nesse sentido, propõe se apresentar o relatodos aprendizados produzidos por meio da participação no Grupo de Estudos da AméricaLatina para Reggio Emília/Itália em maio de 2019. A Abordagem de Educação Infantil deReg gio E mília, surgiu em 1945, após o té rmino da segunda guerra, teve como idealiza dor opedagogo e psicólogo Loris Malaguzzi e vem sendo inspiração para a realização da práticapedagógica nas instituições de educação infantil de diversas partes do mundo. Ela chamaatenção por considerar a criança como sujeito de direitos, produtor de cultura e portador das“cem linguagens”, baseia se na teoria do sócio construtivismo e tem como característicasprincipais, o protagonismo infantil, a escuta sensível, a pesquisa e a documentaçãopedagógica. Assim, o presente estudo é de abordagem qualitativa e de caráter descritivointerpretativo e deu se por meio da participação no curso e do registro em diário de bordo.Por meio do estudo objetivou se conhecer in loco as instit uições, a forma como édesenvolvida a prática dessa abordagem que considera a criança como ator social econstrutor do próprio aprendizado, o papel do professor nesse processo e a partir dasvivências e experiências editar e reeditar os conceitos formativo s que nos constitu íram e nosconstituem como docente s. As visitas nas escolas e creches proporcionaram observar aprática, a arquitetura, a estética, os contextos e dia logar com os profissionais, dentre eles,professores, atelieristas e pedagogistas. Constatou se que essa abordagem é baseada naconcepção de criança potente e capaz, e constrói sua prática valorizando o que cada umtraz consigo e que é desvendado por meio da pedagogia da escuta durante os processos depesquisa realizados pelos alunos no s diferentes contextos de aprendizagem, os quais sãoremodelados conforme as evidências que vão surgindo. Todo esse processo é documentadoe analisado conjuntamente pelos professores, os quais são pesquisadores do processo deaprendizagem das crianças e po r meio dessas pesquisas criam estratégias parapotencializar o aprendizado, dessa maneira encontram se em constante processo deforma ção na interação com as criança s . Assim , salienta se a relev ância d a s vivências paracompreender como oc o rre o processo de aprendizado a partir da abordage m Reggio Emilia.

Palavraschave : formação docent e; prática; vivências.

Modalidade: Pesquisa


Palavras-chave


formação docente; prática; vivências

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