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OBI-Iniciação à lógica e à programação
Guilherme da Silva Pereira, Eduardo Piaia, Luan Nadalleti, Nathália Rossetto, Alexandro Magno dos Santos Ádario

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


A habilidade de programar no mundo atual é de tamanha importância, e envolve uma série de capacidades, dentre estas, a principal é a aptidão de resolver problemas, uma capacidade que auxilia os estudantes não somente no meio acadêmico. Para que esta seja possível, é necessário desenvolver o raciocínio lógico, habilidade que pode ser utilizada tanto no meio acadêmico, quanto em situações no mundo real. O projeto, portanto, tem como objetivo divulgar a Olimpíada Brasileira de Informática entre as escolas de Erechim, e desenvolver a aptidão de raciocínio lógico nos estudantes, para que estes realizem as provas da olimpíada. A metodologia do projeto consiste na capacitação dos bolsistas do curso técnico em informática, para que estes compreendam a lógica e a estrutura da prova, e desenvolvam a capacidade de resolver as provas. As oficinas serão organizadas por conteúdo, de maneira dinâmica e lúdica, para que assim os estudantes consigam absorver o conteúdo mais facilmente. As questões da Olimpíada são sempre relacionadas com o mundo real e cotidiano, para que assim os estudantes entendam a importância da lógica e da programação, ao perceberem que estas habilidades estão presentes em tudo. Os resultados obtidos já são significativos e satisfatórios, os bolsistas já conseguem reconhecer o padrão das questões e aplicar métodos mais eficientes para resolvê-las. Os resultados também podem ser notados pela facilidade dos bolsistas em outras disciplinas. A importância desse projeto é notória, desenvolvendo a capacidade da realização do trabalho em grupo, descobrindo novos talentos, profissões e desenvolvendo novas vocações em estudantes.

Palavras-chave


raciocínio; lógica; olimpíadas; informática

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