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Monitoria de matemática
Reinaldo Oliveira FRAZÃO Junior, Vitor Sieslevski MORENO, Andre Luiz BEDENDO

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


A dificuldade no domínio e interpretação de conceitos e cálculos matemáticos são perceptíveis em inúmeros alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim. Isso ocorre desde o nível de ensino técnico até os cursos superiores. Tal dificuldade impacta diretamente no desempenho dos estudantes durante a realização de atividades e avaliações em disciplinas relacionadas a matemática. Nesse contexto, a ação de ensino de monitoria na área de matemática procura oportunizar a retomada de conhecimentos básicos e aperfeiçoamento de conteúdos complexos a estes alunos visando contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos, em paralelo as atividades regulares de ensino possibilitando solucionar às principais dúvidas e questionamentos propostos pelos estudantes. As atividades consistem no auxílio na resolução de listas de exercícios, explicações de conceitos teóricos e aplicação de técnicas e métodos específicos para a resolução de problemas. A atividade é ministrada por dois monitores, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliados sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. A partir dos resultados parciais, observa-se que os índices de aprovação entre os alunos presentes nos horários de monitoria são maiores em relação aos alunos que somente frequentam as aulas regulares. Além disso, percebe-se a melhoria do aprendizado dos alunos no decorrer do semestre com base nas notas das avaliações dos mesmos. Observa-se uma pequena procura por parte de alguns cursos técnicos, principalmente na área de Matemática Aplicada, enquanto nos cursos superiores a demanda aumenta de acordo com a complexidade das disciplinas, como Cálculo Diferencial e Cálculo Integral II e III. No entanto, apesar da vasta disponibilidade de horários oferecidos para os atendimentos, poucos estudantes buscam a monitoria como uma forma de sanar suas dúvidas e melhorar o seu rendimento acadêmico. É fato que muitos dos alunos que apresentam baixo desempenho de aprovação, em nenhum momento participaram das atividades propostas na monitoria. Por fim, além de oportunizar ao aluno a recuperação de conteúdos ministrados em aula pelos professores, a monitoria oportuniza aos professores conhecerem as principais dificuldades dos alunos para que desta maneira possam buscar alternativas que visem o melhor aproveitamento do conteúdo ministrado. Além disso, a monitoria oportuniza aos monitores uma experiência docente, a qual contribui para a formação do profissional multifuncional tão exigido pelo mercado de trabalho.


Palavras-chave


atendimento; cálculo; alunos; ensino

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