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Um estudo sobre as trajetórias de aprendizagem de graduandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim
Ana Paula Cervinski, Luan Rossetto, Juliana Carla Girotto, Fernanda Zatti

Última alteração: 26-08-2019

Resumo


O conhecimento sobre as trajetórias de aprendizagem constitui um recurso importante nacompreensão das experiências vivenciadas pelo estudante no curso superior e para oaprimoramento das práticas educativas. Com base nisso, o objetivo deste estudo é analisaras trajetórias de aprendizagem dos estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, comvistas à obtenção de subsídios que contribuam com uma maior adequação do processoeducacional e com a criação de estratégias de intervenção que auxiliem na superação dasdificuldades encontradas. Na coleta de dados, os estudantes foram convidados a respondertrês instrumentos: i) o Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Acadêmica,dividido em duas partes, sendo que a primeira contempla variáveis como semestre, curso,idade, gênero, estado civil, escolaridade dos pais, renda, situação ocupacional,características da formação básica, projetos futuros e autopercepção de desempenhoacadêmico, e a segunda, composta por questões abertas e fechadas, englobaquestionamentos sobre as trajetórias educacionais dos estudantes e suas experiências nocurso superior; ii) a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U),que avalia a maneira como os alunos costumam estudar ou se preparar para as avaliações;e iii) o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r) que investigacomo os estudantes se adaptam a algumas das exigências da vida acadêmica. Participaramda pesquisa 275 graduandos, dos quais 148 homens e 127 mulheres, com idade média de24 anos (± 7,15), sendo 115 do curso de Engenharia Mecânica, 60 de Engenharia deAlimentos, 70 de Tecnologia em Marketing e 30 de Tecnologia em Design de Moda. No quediz respeito à análise dos dados, as informações quantitativas serão analisadas por meio deestatísticas descritivas e inferenciais, enquanto o conteúdo qualitativo proveniente dosquestionários será analisado por meio da Análise de Conteúdo. Espera-se que os resultadosdeste estudo contribuam para a melhor compreensão dos aspectos envolvidos naaprendizagem e nas vivências acadêmicas dos estudantes, e assim embasem propostas deintervenção e gerem subsídios úteis aos docentes que atuam nos cursos.

Palavras-chave


vivências acadêmicas; estratégias de aprendizagem; ensino superior

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