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Trajetórias de aprendizagem: u ma pesquisa com estudantes dos cursos superiores do IFRS Campus Erechim
Luan Rossetto, Ana Paula Cervinski, Juliana Carla Girotto, Fernanda Zatti

Última alteração: 26-08-2019

Resumo


Tendo em vista a importância do conhecimento sobre as trajetórias de aprendizagem na compreensão das experiências vivenciadas pelos estudantes nos cursos superiores, objetiva-se, por meio deste trabalho, analisar as trajetórias de aprendizagem dos graduandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. Foram convidados a participar da pesquisa estudantes dos cursos superiores de Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Design de Moda do IFRS – Campus Erechim. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos, quais sejam: o Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Acadêmica, dividido em duas partes, sendo que a primeira contemplou variáveis como semestre, curso, idade, gênero, estado civil, escolaridade dos pais, renda, situação ocupacional, características da formação básica, projetos futuros e autopercepção de desempenho acadêmico, e, a segunda, foi composta por questões abertas e fechadas, que englobaram questionamentos sobre trajetórias educacionais dos estudantes e suas experiências no curso superior. O segundo instrumento foi a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), que avalia a maneira como os alunos costumam estudar ou se preparar para avaliações. O terceiro instrumento utilizado foi o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), que investiga como estudantes se adaptam às exigências da vida acadêmica. A cronologia temporal para o desenvolvimento do projeto se deu por meio de três etapas. A primeira contemplou a coleta de dados (realizada coletivamente, em sala de aula, e com o aceite dos participantes, através de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). A segunda consistiu na compilação dos dados, e por fim, a terceira etapa abrangerá a análise dos dados. No que diz respeito à análise dos dados, para as informações quantitativas serão utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais, enquanto os conteúdos qualitativos serão analisados por meio da Análise de Conteúdo. Durante a realização deste projeto foram efetivadas as duas primeiras etapas previstas, isto é, a coleta e a compilação das informações obtidas. Nesse sentido, participaram da pesquisa 275 graduandos, dos quais 148 homens e 127 mulheres, com idade média de 24 anos (± 7,15), sendo 115 do curso de Engenharia Mecânica, 60 de Engenharia de Alimentos, 70 de Tecnologia em Marketing e 30 de Tecnologia em Design de Moda. A etapa posterior prevista neste estudo, ou seja, a análise dos dados, encontra-se em desenvolvimento conforme o cronograma proposto, sendo que os resultados serão publicados em trabalhos futuros.


Palavras-chave


ensino superior; estratégias de aprendizagem; vivências acadêmicas

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