Tamanho da fonte:
Jogos educativos na Educação Profissional e Tecnológica
Última alteração: 19-09-2019
Resumo
O jogo educativo quando bem empregado pode constituir-se como um instrumento de apoio relevante ao processo de ensino e construção das aprendizagens dos educandos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante do exposto, grande parte dos jogos educativos para mediação e construção do conhecimento e/ou fixação de conteúdos (depende do objetivo da unidade curricular), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão são produzidos em parceria com o Projeto de Ensino “Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica”. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar acerca da importância do uso de jogos educativos no ensino na EPT, a partir do relato de experiência de docentes do IFRS - Campus Sertão. Destarte, esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica e de relato de experiência. Os resultados obtidos revelam que a aplicação de jogos educativos em sala de aula permitem um ambiente didático, inovador, agradável, divertido e atrativo aos educandos da EPT, instigando os mesmos para a construção de uma aprendizagem significativa, bem como fortalecendo as metodologias adotadas em sala de aula. Outrossim, os jogos educativos visam ao uso da criatividade dos estudantes e a integração dos envolvidos. Essa relação aluno-professor cria um vínculo de interação, consequentemente, a aderência dos estudantes é maior, e além disso sentem-se acolhidos no meio que estão inseridos. Conclui-se que os docentes ao adotar os jogos educativos de forma didática, enquanto estratégia de aprendizagem corroboram com práticas educativas dinâmicas na EPT.
Palavras-chave
ensino; práticas educativas; estratégias de aprendizagem.
Texto completo:
PDF