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Percepção do monitor em relação a frequência dos discentes no programa de monitoria
Tainara Biavatti, Marlice Salete Bonacina

Última alteração: 19-09-2019

Resumo


O programa de Monitoria inserido nas Instituições de Ensino é um instrumento de apoio pedagógico por meio do qual o discente-monitor e o assistido têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando fragilidades inerentes a uma área de conhecimento. Porém, apesar deste programa proporcionar uma alternativa para o ensino aprendizado dos discentes, estes não possuem o hábito de frequentar a monitoria. Por isso, buscou-se compreender os motivos dos discentes não procurem o auxílio do monitor para os Componentes Curriculares de Análise Sensorial e Tecnologia de Carnes e Derivados, os quais são relatados, pelos discentes, como difíceis principalmente por abordarem conteúdos que envolvem a matemática. O monitor destes componentes disponibiliza dezesseis horas semanais para atendimento, as quais são flexibilizadas de acordo com a necessidade dos discentes. Neste contexto, realizou-se consultas bibliográficas e diálogos com diferentes discentes e outros monitores do Campus Erechim, visando compreender os motivos da baixa frequência dos discentes na Monitoria. A partir dos diálogos realizados, foi possível verificar que os principais fatores relatados pelos discentes para não procurarem o auxílio da monitoria foi o fato deles trabalharem no período diurno, não morarem na cidade de Erechim, possuírem atividades domésticas além do trabalho, e terem filhos pequenos que precisam da atenção dos pais. Porém também foi possível verificar que alguns discentes estudam apenas no turno da noite e não trabalham ou possuem uma jornada reduzida. Mesmo assim estes estudantes não procuram auxílio do monitor, pois segundo eles, as dúvidas serão esclarecidas ao longo do semestre. No entanto, percebem que isso muitas vezes não ocorre, e as dúvidas aumentam cada vez mais, resultando inclusive na desistência do discente do Componente Curricular antes mesmo de concluir. Assim, dúvidas ainda recentes que poderiam ser diminuídas ou eliminadas com o auxílio do monitor o qual pode utilizar diferentes métodos, buscando que seu colega consiga ter um melhor entendimento e rendimento do conteúdo. Além disso, a atuação do monitor proporciona uma menor formalidade ao abordar o assunto com os discentes, em relação à quando ele é trabalhado em sala de aula. A partir dos diálogos realizados com diferentes monitores e discentes, e da leitura de distintos artigos técnicos científicos sobre o assunto, foi possível concluir que independente do Componente Curricular que disponibiliza programa de Monitoria, muitos discentes não utilizam a ferramenta a qual poderia proporcionar um melhor rendimento nos diferentes assuntos trabalhados em sala de aula pelo docente.

Palavras-chave


conteúdos; rendimento; interesse.

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