Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

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Construção e divulgação das Ciências Humanas como área do conheciemnto no Campus de Erechim em vista da implantação do Ensino Médio Integrado
Gleci Iria Budrys Lerin, Tainara Biavatti, Carlos Alan de Souza, Giovane Rodrigues Jardim

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


As ciências humanasno Brasil irão se fundamentar e fazer crescer um pensar diferente,questionando os ideais impostos de forma hierárquica e desta forma se fortalece a partir dasegunda metade do século XX, especialmente com o movimento da criticidade quecontrariava o determinismo enja ulado da sociedade tradicional do período Pós Guerra .Surgem então os novos movimentos sociais, a luta feminista, o Diretas já, novasconfigurações do anarquis mo do punk, do Movimento LGBTQIA+, do MST, entre outros quefortaleceram seus ideais e marcaram época . Vive se hoje um momento de transição mundialque aponta para a reconstrução da sociedade firmada no paradigma da cidadanialegitimando a equidade, a justiça, a igualdade, a autonomia. No mundo do conhecimento háa necessidade de interlocução das diversas áreas, reconhecendo no homem o ser social ehistórico, por quem e para quem se d esenvolvem o mundo e a ciência. Nesta perspectiva oIFRS encontra se com o desafio de mudar a lógica da construção e socialização doconhecimento, sendo seu dever expandir nas novas gerações a capacidade de aprender aaprender; chegando até as escolas muni cipais e estaduais da região, ou mesmo trazendoseus estudantes até o Campus Erechim do IFRS. Este projeto tem como objetivo introduziros discentes na metodologia de pesquisa das ciências humanas enquanto experiênciaformativa do humano, de forma a constr uir um ambiente propício para a discussão, leitura eanálise de questões políticas, éticas e estéticas. Desta forma este projeto visa ampliar apresença do IFRS junto às instituições de Ensino Fundamental da Região do Alto Uruguai,além de dialogar com os concluintes do Ensino Fundamental das escolas visitadas sobre aperspectiva inovadora de cursar o Ensino Médio Integrado do IFRS, a partir de umaformação integral do humano e de sua relação com o mundo do trabalho, por meio de umaconcepção de qualificaçã o que proporcione a melhoria de vida dos jovens e possibilite odesenvolvimento da comunidade de onde são oriundos.

Palavras-chave


conhecimentos; experiência formativa; diálogo.

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