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Oficinas de lógica e programação no Ensino Básico usando Scratch
João Victor Freitas Vogel, Andreu Maleski, Dário Lissandro Beutler, Alexandro Magno Dos Santos Adário

Última alteração: 29-03-2019

Resumo


O projeto consiste em divulgar a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) em Escolas deEducação Básica do município de Erechim, difundindo o ensino da lógica, da programação e dacomputação, aperfeiçoando assim, o raciocínio e a capacidade dos alunos de solucionaremproblemas reais. Tem-se como objetivo motivar e capacitar estudantes do Ensino Fundamentalpara participação em competições da OBI, bem como conscientizá-los da importância doaprendizado de fundamentos da lógica e programação de computadores, que atualmentepermeiam, controlam e auxiliam a sociedade. Foram estudadas e solucionadas questões, noformato de Múltipla Escolha, de edições anteriores da OBI na Modalidade Iniciação. Tambémforam analisados conceitos fundamentais de lógica de programação, tais como: algoritmo,variável, dados, estruturas de condicionamento e operadores relacionais e lógicos, bem comomaneiras eficazes de apresentá-los e introduzi-los aos alunos. Por questões de interesse ehistórico em participações em outras olimpíadas, escolheu-se a Escola Estadual José Bonifáciopara a realização das oficinas de capacitação. Para a participação nestas, foram selecionadosalunos do Ensino Fundamental, seguindo os seguintes critérios: interesse e aptidão nas áreas deexatas. Para melhor abordar e elucidar os conteúdos referentes ao raciocínio lógico, utiliza-se nasoficinas o software Scratch. Através da compreensão de conceitos fundamentais da lógica deprogramação, aliado ao estudo das questões das edições anteriores da OBI, alcançou-se um bomentendimento do raciocínio lógico, das técnicas de resolução e dos padrões envolvidos nosexercícios de lógica em geral. Todo este conhecimento adquirido, culminou numa maior clarezasobre os conteúdos ministrados nas oficinas e facilitou sua organização e disposição noplanejamento das mesmas. A partir das atividades e oficinas já realizadas, é possível constatar ummaior interesse dos estudantes pela computação, assim como uma maior motivação emsolucionar problemas de lógica. Além disso, eles estão começando a compreender, de formaestruturada, o mundo da programação de computadores, bem como suas possibilidades,características e desafios. Ao fim do projeto, espera-se que os estudantes, mais do quepreparados para as competições da OBI, estejam preparados para o tecnológico contexto doséculo XXI e neste panorama tornem-se cidadãos que busquem sempre solucionar racionalmenteos problemas do mundo real.

Palavras-chave


olimpíada, programação, raciocínio, lógica, solução.

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