Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

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Projeto Monitoria Acadêmica em Didática
Cassandra Taís Martinelli, Alexandra Ferronato Beatrice

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


O projeto de Monitoria Acadêmica em Didática desenvolve-se como uma atividade extraclasse,momento esse, que o estudante monitor tem seu primeiro contato com a docência. Assim,contribui para a formação do futuro docente em atividades que se relacionam ao ensinar e aoaprender, já que este configura-se como um instrumento para a melhoria dos processos deaprendizagem. O projeto possibilita novas práticas e experiências pedagógicas, fortalecendo aarticulação entre teoria e práxis, integrando os conteúdos estudados com a realidade doestudante atendido, promovendo a cooperação mútua entre estudante, monitor e professor,através da vivência de diferentes técnicas e atividades didáticas. A Monitoria Acadêmica emDidática destina-se então, a auxiliar os estudantes dos cursos das Licenciaturas do IFRS/CampusSertão nas atividades relacionadas à disciplina de Didática. Possui como objetivos principais:oportunizar aos estudantes com dúvidas e/ou dificuldades sobre o conteúdo trabalhado nadisciplina de Didática aprenderem em outro espaço de diálogo, tempo e explicação; auxiliar aaprendizagem destes, com sugestões de materiais teóricos e práticos que façam relação com oconteúdo curricular do plano de aula desenvolvido para o estágio da docência; ser um espaçopara a problematização e reflexão do trabalho pedagógico e da formação docente e possibilitaraos estudantes autonomia, criatividade e mobilização para o conhecimento. Os encontros eatendimentos individualizados ocorrem no laboratório de ensino do Campus Sertão, em três diasda semana, nos turnos: matutino, vespertino e noturno. São recebidos no projeto duas categoriasde estudantes: aqueles que vêm esporadicamente dos três cursos de licenciaturas ofertadas, parabuscar sugestões de atividades pedagógicas, esclarecimentos de dúvidas quanto à elaboraçãodos planos de aula para os estágios de docência e explicações sobre os conteúdos nãocompreendidos durante a aula; e os estudantes atendidos regularmente, sendo estes: umaestudante indígena, uma estudante quilombola e uma estudante com deficiência intelectual levede aprendizagem, sendo que todas possuem um planejamento de aprendizagem diferenciado,com significativa melhora no desempenho acadêmico, na interação social, na compreensão eorganização das atividades realizadas e na potencialização de suas aprendizagens e percepçãode mundo.

Palavras-chave


Monitoria. Aprendizagem. Ensino.

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