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Monitoria de matemática II
Mateus Biazus Biancini, Thaise Barbosa Nonnemacher, André Luiz Bedendo

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A dificuldade dos alunos no desenvolvimento de conceitos matemáticos e cálculos oriundos da formação básica são notórios em inúmeros alunos do IFRS. A falta de domínio de técnicas matemáticas assim como a interpretação de problemas impacta diretamente no acompanhamento e aproveitamento das atividades de ensino em disciplinas diretamente relacionadas a Matemática. Neste sentido, o programa de Monitoria Acadêmica em Matemática II oportuniza auxiliar estes alunos no aperfeiçoamento das técnicas e compreensão dos conceitos matemáticos aprimorando assim as habilidades de cálculo algébrico-analítico, raciocínio lógico, interpretação e resolução de problemas complexos, para contribuir com melhoria do processo ensino-aprendizagem. As atividades de trabalho consistem no atendimento individual ou em grupos, possibilitando solucionar às principais dúvidas e questionamentos propostos pelos alunos. Estas atividades têm como foco o auxílio na resolução de listas de exercícios, explicações de conceitos teóricos com nível de complexidade mais elevado, além de aplicações de técnicas e métodos específicos para a resolução de problemas. Aliado à resolução analítica, constantemente utiliza-se meios interativos, como softwares específicos para facilitar a compreensão e interação dos alunos com os conteúdos. A monitoria é realizada por um aluno do Curso de Engenharia de Alimentos, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliado sob os critérios de assiduidade, pontualidade, responsabilidade e competência nas tarefas realizadas. Com base em resultados parciais e registros de acompanhamento das atividades, conforme a ampliação de complexidade das disciplinas, como Cálculo Diferencial e Integral II e III a procura aos atendimentos na monitoria é mais elevada. A partir disso, percebe-se que os índices de aprovação são maiores entre os alunos que participam da monitoria e mantêm comprometimento e responsabilidade com suas obrigações acadêmicas em relação àqueles que apenas frequentam as aulas regulares. Neste sentido, verifica-se que a monitoria de Matemática II promove a cooperação entre o corpo discente para melhorar o aproveitamento acadêmico, e também, contribui para a melhoria do processo de aprendizagem. Aliado ao aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos repassados, a relação professor-monitor possibilita diagnosticar e fazer chegar ao professor-orientador as principais dificuldades e potencialidades observadas junto ao perfil dos alunos da Instituição, a fim de buscar alternativas para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem em matemática. Portanto, além de ter a oportunidade de obter mais conhecimentos e poder transmiti-los, o aluno monitor desenvolve aptidões de docência, o qual é valorizado pelo mercado de trabalho e pode despertar o interesse profissional na área acadêmica.

Palavras-chave


atendimento, ensino, cálculo, interpretação

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