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Um caminho para a autoaprendizagem no Campus Erechim do IFRS
Luan Rossetto, Ana Paula Cervinski, Karina de Almeida Rigo

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


Durante os primeiros anos escolares, em geral, estuda-se com a finalidade de realizar provas eatingir notas. Contudo, quando se ingressa em um curso de nível técnico ou de nível superior, aexigência aumenta e surge a necessidade de adaptação a essa exigência. Nesse contexto,observa-se que uma das maiores dificuldades dos estudantes é desenvolver a sua autonomiadurante o processo de aprendizagem. Ao se observar os apontamentos de um questionário deavaliação, aplicado a estudantes, pela Coordenação de Assistência Estudantil do IFRS – CampusErechim, durante o período de 2011 a 2015, ratificou-se essa realidade. Diante disso, o projetoAutores da Aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente surge como uma ferramenta deabordagem de técnicas de estudo, incentivo emocional, acompanhamento e suporte dedesempenho acadêmico, por meio de oficinas mensais com duração de seis horas, divididas emquatro encontros. A equipe embasou-se no livro Aprendendo a Aprender: como ter sucesso emMatemática, Ciências e qualquer outra matéria, da professora e pesquisadora Bárbara Oakley.Além disso, como complemento, um blog foi construído, contendo compilações de experiências,informações e dicas relacionadas à autoaprendizagem. Como resultados parciais, 29 estudantesparticiparam das oficinas, e desses, aproximadamente 95% declararam estar aplicando algumasdas dicas apresentadas. Outro dado importante é a indicação: todos os participantes indicariam aoficina a um colega. Dentre as dicas citadas, listas de planejamento e planilha de estudos foramas mais mencionadas, o que fortalece a ideia de que muitos estudantes não obtêm conhecimento,só compreendem momentaneamente as matérias, e após as respectivas avaliações, o breveconhecimento obtido pelo estudante é descartado parcial ou totalmente. Por isso, o objetivo dasoficinas é apontar alguns caminhos para que o estudante retome a responsabilidade pela suaaprendizagem, pela sua vida acadêmica e, consequentemente, pelo seu futuro profissional, umavez que ele não é somente um número ou um conceito e, sim, um profissional competente e umser humano capaz de utilizar o conhecimento adquirido na vida e na sociedade.

Palavras-chave


autoaprendizagem, conhecimento, técnicas de estudo.

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