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Aperfeiçoamento e manutenção dos subsistemas de um protótipo veicular de eficiência energética
Gabriel Salini, Airton CAmpanh Bortoluzzi

Última alteração: 16-01-2019

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo promover melhorias nos subsistemas do protótipoveicular de eficiência energética desenvolvido no IFRS - Campus Erechim, o qual participa decompetições de eficiência energética, as quais se tem como meta desenvolver um veículo quepercorra determinado percurso com o menor consumo de combustível em um tempo máximoestabelecido. O protótipo em questão é movido a gasolina e, de modo a promover melhoriasque diminuam seu consumo, alguns de seus subsistemas foram estudados no decorrer destetrabalho de forma a avaliar a viabilidade técnica de se efetuar mudanças e substituições decomponentes para alcançar tal objetivo. De modo a facilitar a avaliação da influência daspossíveis modificações na eficiência do veículo, implementaram-se novos sistemas demonitoramento e armazenamento de dados (telemetria) para avaliação de variáveis, tais como oconsumo de combustível, altimetria, velocidade média, rotação entre outras. A partir dessesdados, pôde-se avaliar a influência de alguns subsistemas do veículo no seu consumo, dentreessas áreas avaliadas, temos: rolamentos, injeção eletrônica, transmissão e direção, elementosos quais sofreram ações de investigação de modo a determinar as configurações ideais para oveículo tomando como base o circuito da principal competição no país. Após esta etapa deanálise, desenvolveram-se projetos de alteração e/ou inovação e posteriormente fabricaram-seos componentes necessários. Durante o projeto dessas alterações priorizaram-se pontos comoa redução de massa, sendo inclusive inseridos novos componentes como uma bateria de lítiopara alimentação dos sistemas eletro-eletrônicos, cinto de segurança, volante, suporte de freiosentre outros visando esse ponto. Após a implementação de tais modificações, submeteu-se oprotótipo veicular a testes em pista de forma a avaliar sua confiabilidade e mensurar suaeficiência. Dentre os resultados obtidos até o momento, atingiu-se uma redução de massa deaproximadamente 6 kg, o que representa 9 % da massa total do veículo, além disso, os testesatestaram uma confiabilidade maior nos subsistemas, fator atingido por meio da revisão emanutenção dos sistemas já estabelecidos, a partir da revisão de fiações de partida elétrica,injeção eletrônica de combustível, controle de módulos e sensores.

Palavras-chave


protótipo veicular, aperfeiçoamento, manutenção, eficiência energética.

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