Portal de Eventos do IFRS, 5º Jepex 2016

Tamanho da fonte: 
Ifcast: Podcast do IFRS – Campus Erechim
Luan Rossetto, Daniel Nunes

Última alteração: 16-10-2017

Resumo


O objetivo do projeto é desenvolver um podcast (programa de rádio distribuído na internet)
que esteja à disposição da comunidade, abordando temas vinculados às atividades de
ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFRS – Campus Erechim, além de projetos
externos que tenham o intuito de beneficiar a sociedade de alguma forma. Um podcast é
uma mídia alternativa de transmissão de informações, como um programa de rádio, porém,
conta com o fato de ser ouvido quando quiser e quantas vezes quiser gratuitamente,
abordando temas de diversas áreas. A proposta é a elaboração de um programa bimestral
dividido em blocos, sendo um deles composto por uma entrevista com algum profissional
que contenha experiência ou conhecimento numa área relativa aos cursos oferecidos no
campus. Os outros blocos do programa servem para a divulgação das atividades de ensino,
pesquisa e extensão desenvolvidas no IFRS – Campus Erechim, especialmente aquelas em
que os discentes são parte ativa. Pretende-se, divulgar ao público interno o que todas as
áreas do Campus Erechim estão produzindo naquele determinado período, contribuindo
para a promoção da interdisciplinaridade no ensino, da mesma maneira que, acabam se
tornando mais conhecidas as atividades pelo público externo, mormente a potenciais futuros
discentes. O projeto articula e trabalha com o princípio da não separação das atividades de
ensino, pesquisa e extensão, possibilitando assim, o desenvolvimento de cada área e a
democratização do saber acadêmico através da divulgação do debate e da produção
científica e tecnológica realizada no campus. Tem-se como expectativa que o podcast
institucional, como via de interação entre o IFRS – Campus Erechim e a sociedade,
contribua para o crescimento do campus através da sua divulgação e a aproximação do
público leigo com o conhecimento técnico e científico. A avaliação será realizada através de
redes sociais, questionários virtuais, leitura de mensagens enviadas via blog do podcast ou
ainda por e-mail.

Texto completo: PDF