Portal de Eventos do IFRS, 5º Jepex 2016

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Análise do Ambiente de Marketing e Comportamento do Consumidor de Bicicletas Caloi de Erechim/RS
Marcio Carvalho, Silvana Gollo

Última alteração: 16-10-2017

Resumo


o crescimento do setor de ciclismo no Brasil, país que já é o terceiro maior produtor e o
quinto maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, segundo dados da Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares
(Abraciclo, 2015). Com o crescimento do setor, intensifica-se a concorrência, e as empresas
do segmento têm que se adequar às novas normas do seu ambiente de marketing e às
exigências e atitudes dos consumidores. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise do
micro e macroambiente da empresa, em especial, traçar o perfil e comportamento dos
consumidores de bicicletas Caloi na cidade de Erechim. A pesquisa classifica-se como
qualitativa e quantitativa, e o método foi o estudo de caso e o levantamento de campo. A
pesquisa teve como foco a empresa Caloi e seus consumidores. Os consumidores de
bicicletas entrevistados foram os residentes em Erechim, que em sua maioria têm idade
entre 21 e 35 anos, A pesquisa foi aplicada no período de junho a julho de 2015. Foram
coletados dados primários, através de questionário estruturado e dados secundários,
coletados em sites, livros e artigos. As análises do ambiente de marketing foram qualitativas
e os dados dos consumidores foram tratados de forma quantitativa. Os principais resultados
são: a) análise do ambiente de marketing: a Caloi, empresa que atua há mais de 115 anos
no mercado, tornou-se uma gigante no segmento, destacando-se no setor ciclístico e de
ciclomotores, através da inovação, qualidade de produtos e propagandas, buscando a
satisfação e fidelização de clientes; entre seus principais concorrentes destacam-se as
Marcas Monark e Huston; b) análise do perfil e comportamento do consumidor: 21% dos
entrevistados encontram-se com idade entre 21 e 35 anos, 18% possuem renda mensal de
2 a 3 salários-mínimos e estão cursando o ensino superior; quando decidem pela compra de
uma bicicleta, 20% leva em consideração a qualidade do produto e 19% a marca. Observouse
que os entrevistados em 19% dos casos comprariam uma Caloi pelo fato de a Empresa
fabricar produtos duráveis com alta qualidade, 12% dos casos por ser uma marca de
renome no mercado. Constatou-se que a empresa Caloi, ao longo dos anos se empenhou
para que seus produtos fossem duráveis e de qualidade, sempre inovando para satisfazer
seus clientes mais fiéis e assim ganhando em sua trajetória muito nicho de mercado

Palavras-chave


comportamento do consumidor, ambiente de marketing, ciclismo.

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