Portal de Eventos do IFRS, 5º Jepex 2016

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Monitoria de Física
Augusto Testa Brustolin, Luan Willian Pinto Bueno Dias, Danielle Fernandes Amaro dos Santos

Última alteração: 12-09-2017

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul possui diversos projetos de ensino, entre eles, o Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN). Como parte do PIBEN existe o projeto “Monitoria de Física”. Este foi desenvolvido com o propósito de diminuir o índice de repetência e de abandono por parte de alunos dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de alimentos. O mesmo tem como objetivo, auxiliar os alunos para esclarecer dúvidas referentes aos conteúdos das disciplinas de física 1, 2 e 3 abordados em sala de aula com o professor, bem como reforçar, se necessário, o conhecimento básico obrigatório para interpretação e compreensão do assunto em questão. O auxílio é realizado em horários extraclasses agendados pelos monitores do projeto, passivos de mudanças caso necessário, assim os alunos podem adequar seus horários de estudos aos horários da monitoria. O método de ensino é feito com a resolução de exercícios extraclasses propostos pelo professor, apresentando ao aluno os conhecimentos básicos de manipulações de fórmulas matemáticas já estudadas por ele e métodos para a resolução dos exercícios em questão. Durante este processo, o monitor auxilia o aluno na interpretação e formalização dos conceitos. Para isso, são utilizadas bibliografias bases disponíveis na biblioteca da instituição, e sugeridas no plano de ensino de cada disciplina em conjunto com materiais de apoio disponibilizados pelo professor. Com o decorrer do projeto, foi possível visualizar com clareza em quais temas da física geral os alunos apresentaram maior dificuldade de compreensão e interpretação, sendo os principais: relações trigonométricas de seno e cosseno, transferência de calor unidimensional, estudo da energia cinética e decomposição de vetores. Assim, o projeto beneficia, em primeiro, os alunos, auxiliando-os na melhor compreensão dos fundamentos básicos que serão aprofundados ao longo de sua formação. Em segundo, beneficia a instituição de ensino, auxiliando-a a cumprir com sua função de ensinar, e por consequência diminuindo o índice de repetência e de abandono dos alunos que cursam as disciplinas de física.

Palavras-chave


Ensino; Monitoria; Física; Auxílio

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