Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O programa de monitoria acadêmica, referente às disciplinas de Física I, Física II e Física III, ofertadas no IFRS/Campus Erechim, vem se mostrando um programa dinâmico que visa trazer melhorias para o aprendizado dos discentes nelas matriculados. Sob a orientação da professora Danielle Fernandes A. dos Santos, o programa tem como objetivos auxiliar os alunos em horários extraclasse e auxiliar o docente em atividades práticas realizadas no laboratório. Além disso, a monitoria tem a função de realizar e manter a organização do espaço físico do laboratório, visando uma organização eficiente que facilite o seu uso por professores da disciplina, e também pesquisar, planejar e desenvolver novas didáticas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Dessa forma, o programa contribui para a melhoria do ensino público, uma vez que oferece aos alunos atendimento mais específico e particular, a fim de sanar suas dúvidas, e consequentemente melhorar seu desempenho nas referidas disciplinas. Como resultados parciais podemos citar a participação significativa dos alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Mecânica, que se torna frequente, auxiliando no desenvolvimento de uma rotina de estudos, sendo a falta desta rotina o principal problema encontrado nessa área, pois acarreta dificuldades para dominar conceitos básicos da área de matemática e física. Referente à organização do laboratório, os equipamentos estão sendo separados e catalogados. Quanto ao desenvolvimento de novas didáticas, foi realizada uma pesquisa sobre os possíveis recursos didáticos a serem confeccionados, porém, devido à dificuldade de arrecadar doações, ainda não foram obtidos avanços significativos nesse objetivo. Concluindo, as atividades de monitoria são de grande importância para a instituição, pois, além de fornecer ao monitor um pouco mais da vivência acadêmica, fornece aos alunos uma oportunidade de corrigir deficiências no aprendizado, fixando melhor os conceitos aprendidos e tirando dúvidas que surgem durante o processo de aprendizado.