Última alteração: 05-10-2017
Resumo
No projeto Baja SAE, os alunos são envolvidos no projeto de desenvolvimento de um veículo off-road, desde a concepção do projeto, detalhamento e construção. Para o sucesso do projeto, é necessária uma boa gestão. Além do mais, o projeto Baja é voltado para competições e um bom gerenciamento é levado em consideração na avaliação da equipe. Visa-se aprofundar o conhecimento em gestão de projetos da equipe como um todo, fazendo uso das técnicas de gerenciamento prescritas na Metodologia Estruturada de Planejamento e Controle de Projetos (MEPCP) e, dessa maneira, com o comprometimento dos membros na adesão da metodologia, obter melhor gerenciamento das variáveis do projeto fazendo uso dos documentos prescritos. A metodologia inspira-se nos modelos já existentes PMBOK (Project Management Body of Knowledge), PDCA (Plan, Do, Check, Act), MMGP (Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos) e segue as diretrizes da norma ISO 10006. De acordo com o guia PMBOK, o gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de dez áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. Na gestão de custos, se faz o levantamento dos diversos gastos que compõem a aplicação desses recursos com o objetivo de otimizar os custos. Quando há necessidade de adquirir algum produto ou serviço é realizado o plano de aquisições, que consiste na organização de todos os materiais ou processos a serem adquiridos no projeto, incluindo a descrição da aquisição, o local da compra e o custo que implicará ao projeto. No gerenciamento de custos e aquisições, a equipe elaborou um plano de aquisição retomando os produtos em estoque e contabilizando os novos produtos. Para dar início à implementação da metodologia de gerenciamento de projetos MEPCP, faz-se o encerramento do projeto do ano anterior por meio de melhores práticas e lições aprendidas. A partir disso, inicia-se a fase de planejamento, onde é criado o plano de aquisição listando todos os materiais que a equipe tem ou que serão adquiridos. O controle de gastos é regulamentado de acordo com o regulamento de compras, onde todas as compras devem passar pelo setor financeiro aprovar. Com a implementação da metodologia, observou-se a importância dela para o controle financeiro, pois permitiu ao responsável ter controle sobre as peças adquiridas, o que deve ser comprado para poder gerenciar os custos e decidir junto ao capitão prioridades no andamento do projeto em vista aos recursos fiscais disponíveis.