Última alteração: 29-09-2017
Resumo
A gestão estratégica envolve a análise do ambiente externo (macroambiente e setorial) e do ambiente interno (empresa), como fundamento à formulação e implementação de estratégias. O diagnóstico do ambiente setorial permite à empresa definir oportunidades e ameaças, a partir de informações do setor e dos agentes econômicos que nele atuam. O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico do ambiente setorial de moda festa, a partir da análise das forças competitivas propostas no Modelo de Porter. O Modelo de Porter envolve cinco forças competitivas: rivalidade entre as empresas concorrentes, poder de barganha de compradores, poder de barganha de fornecedores, ameaça de produtos substitutos e ameaça de novos entrantes. A pesquisa classifica-se como qualitativa e o procedimento é o levantamento de dados secundários, aplicado ao setor de moda festa. Os dados foram coletados em artigos, sites, blogs e material especializado em moda festa. Para a apresentação e análise do ambiente setorial da moda festa coletou-se dados sobre as cinco forças competitivas previstas no Modelo de Porter e para cada uma dessas forças identificou-se ameaças e oportunidades. Os resultados apontam que as principais ameaças são: a alta rivalidade entre as empresas do setor de moda festa, que oferecem produtos diferenciados; potencial de produtos substitutos que levam os consumidores a optar por outros produtos, mais baratos, quando for conveniente e a constante entrada de novas empresas no setor. Já as principais oportunidades são: baixo poder de barganha dos fornecedores, pois existe um grande número de empresas que oferecem materiais e equipamentos para o setor e com isso os fabricantes conseguem melhores preços e opções na compra de matérias-primas, inclusive importadas e o número de compradores que procuram produtos diferenciados para ocasiões especiais. Constata-se que o setor de moda festa é altamente competitivo e a análise do ambiente setorial pode auxiliar as empresas na tomada de decisão eficaz e na busca de uma vantagem competitiva sustentável.