Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática I
Thaise Barbosa Nonnemacher, André Luiz Bedendo

Última alteração: 10-10-2017

Resumo


A partir da prática docente percebe-se uma nítida dificuldade dos alunos no desenvolvimento de habilidades algébricas, cálculos analíticos e conceitos matemáticos elementares oriundos da formação básica. Esta defasagem na aprendizagem impacta de forma significativa no acompanhamento das atividades que demandam em seus componentes curriculares, conteúdos de Matemática Aplicada e Cálculo, especialmente aos alunos ingressantes. Neste sentido, o Programa de Monitoria Acadêmica - Matemática I, do IFRS/Campus Erechim, visa oportunizar em paralelo às atividades de ensino regulares, o desenvolvimento das habilidades técnicas e compreensão dos conceitos matemáticos básicos, no aspecto teórico e prático, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos, possibilitando solucionar as principais dúvidas e questionamentos propostos pelos alunos. Estas atividades consistem no auxílio na resolução de listas de exercícios, explicações de conceitos teóricos e aplicações de métodos específicos para a resolução de problemas práticos de natureza específica da área da Matemática. Aliado à resolução analítica, constantemente utilizam-se meios interativos, como softwares específicos para facilitar a compreensão dos conteúdos e a interação dos discentes. A monitoria é realizada por uma aluna do Curso de Engenharia Mecânica, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliada sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. De acordo com o perfil acadêmico dos alunos, especialmente dos cursos técnicos, que mantêm uma jornada de trabalho diária e os estudos no turno da noite, a demanda por parte destes discentes na monitoria de Matemática I é baixa. No entanto, para os ingressantes nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos, a procura pelo atendimento é constante. Isso se justifica pela presença de disciplinas como Cálculo I, Álgebra Linear e Geometria Analítica nas grades curriculares do primeiro semestre destes cursos. A utilização do ambiente da monitoria de Matemática I mostra-se extremamente satisfatória, considerando o fato de que muitos alunos que a procuram, conseguem sanar a maior parte de suas dúvidas. Aliado ao aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos repassados, a relação professor-monitor possibilita diagnosticar e fazer chegar ao professor-orientador as principais dificuldades e potencialidades observadas junto ao perfil dos alunos ingressantes na Instituição, a fim de buscar alternativas para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem matemática.

 


Palavras-chave


Atendimento. Ensino. Explicação.

Texto completo: PDF