Última alteração: 11-10-2017
Resumo
Trata-se de projeto de extensão vinculado ao edital para auxílio institucional de apoio às ações afirmativas, tendo como propósito desenvolver atividades significativas relacionadas a Inclusão de pessoas com necessidades específicas, apoiando a difusão de informações, ideias e conceitos de forma construtiva e dialógica. Objetiva-se propiciar a participação institucional em ações sociais que priorizem a superação das condições de desigualdade e exclusão através da realização de atividades práticas de aprendizagem que contribuam com a troca mútua de saberes por meio do estabelecimento de uma parceria com a ADEVE - Associação dos Deficientes Visuais de Erechim, promovendo a qualificação em assuntos relacionados a inclusão da pessoa cega e com baixa visão, a socialização de conhecimentos entre alunos e servidores do IFRS Campus Erechim, bem como com a comunidade externa. Propondo construir junto ao público-alvo a ressignificação de ideias e conceitos a respeito da inclusão, produzindo diferentes conhecimentos acerca dos saberes profissionais na área da educação, oferecendo oficinas e palestras. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolveu: pesquisa bibliográfica; visitas à ADEVE; e a realização de reuniões com a equipe executora do projeto. Por meio da realização de situações de aprendizagem com atividades práticas, baseado nos saberes prévios dos estudantes, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis na ADEVE, assim como no Campus Erechim, o projeto permite a socialização e sistematização dos conhecimentos construídos, de modo que os pressupostos teóricos sejam articulados com a prática, fomentando a reflexão e contribuindo a cultura de respeito à diversidade. O projeto tem demonstrado o desafio da educação inclusiva vivenciada junto com a comunidade local e a necessidade de uma maior aproximação do IFRS Campus Erechim com instituições que atendem pessoas com deficiência no município e região para através da convivência e troca de saberes, aprimorar o conhecimento existente, possibilitando maior acolhimento do público-alvo e de estudantes com deficiência no âmbito da educação formal.