Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

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Curso de extensão em Visual Merchandising
Sandra Zanardo Sabó, Regiane Dalarosa

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


A oferta do curso de extensão em Visual de Merchandising surgiu com o intuito de proporcionar conhecimentos acerca das técnicas e estratégias utilizadas na gestão visual de lojas, com foco no varejo de moda. Tendo em vista a complexidade que envolve esse processo, tal prática torna-se um desafio às organizações, que investem cada vez mais na construção de ambientes que possam transmitir identidade e conceito às marcas. As técnicas de merchandising envolvem ações ou materiais utilizados em pontos de venda com o objetivo de proporcionar informação e melhor visibilidade a produtos, marcas e serviços, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores. Toda a atmosfera de compra da loja, ambiente externo, compatibilidade do ponto, conveniência do consumidor, fachada, vitrine, layout, iluminação, temperatura, cores, aroma e som precisam ser planejados em detalhes para que se transmita ao público a informação que realmente a loja pretende passar. O curso ocorreu em fevereiro de 2017, envolvendo a comunidade externa e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Erechim, com carga horária de quarenta horas. O mesmo foi planejado e ministrado pela professora Regiane Dalarosa, docente da área de Moda e Vestuário da Instituição. Nesse contexto, o curso teve como objetivo proporcionar o entendimento no processo de análise, construção e manutenção do interior de um ponto de venda, capacitando os participantes para atuarem no mercado de trabalho. Para isso, o curso foi estruturado a partir de aulas expositivas e práticas. O conteúdo programático envolveu conceitos fundamentais do visual merchandising abordando os diferentes tipos de lojas, comportamento do consumidor no ponto de venda, tipos de layouts, estudo de cores e harmonias, tipos de manequins, iluminações e técnicas de exposição de produtos. As aulas práticas resultaram na construção de maquetes de lojas, objetivando a aplicação dos conceitos teóricos anteriormente abordados. Visando compartilhar os resultados obtidos, as maquetes produzidas foram apresentadas em uma exposição localizada no bloco dois da instituição. Contudo, considerando a escassez de ofertas de cursos profissionalizantes em Visual Merchandising, aliada à crescente valorização da área, tanto em âmbito nacional, como regional, o presente projeto contribuiu para a capacitação profissional de pessoas interessadas em atuar neste segmento em potencial.


Palavras-chave


Moda. Comunicação. Varejo. Merchandising.

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