Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

Tamanho da fonte: 
Capacitação Moodle: apoiando atividades presenciais e a distância
Mateus José Zamadei, Noemi Luciane dos Santos, Dario Lissandro Beutler

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


O Moodle - Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente Modular de Aprendizagem Dinâmica Orientada a Objetos) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online e de apoio à aprendizagem. Foi criado e desenvolvido desde os anos 1990 pelo programador e desenvolvedor australiano Martin Dougiamas. Muitas instituições de ensino utilizam esse sistema como suporte aos seus cursos presenciais e também para cursos a distância. Usando o Moodle os professores têm a possibilidade de disponibilizar materiais aos alunos, promover atividades diretamente no ambiente, receber dos alunos atividades como trabalhos e exercícios, além de divulgar as notas de avaliações diretamente para os alunos. Os estudantes podem ter acesso às suas notas, aos materiais disponibilizados, como aulas, materiais extras, exercícios, etc, facilitando o estudo e a aprendizagem. O presente trabalho se propôs a explorar os principais recursos do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e desenvolver dois manuais de usuário: um para os estudantes e um para os professores, para que os iniciantes possam conhecer e compreender os principais recursos e a funcionalidade geral do ambiente, com o objetivo de utilizá-lo como suporte de aprendizagem aos cursos e disciplinas que participam. Para a elaboração dos manuais foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos, bem como a própria plataforma Moodle, utilizada no IFRS/Campus Erechim. Para explorar o ambiente instalado no Campus foram criados um perfil de usuário e um curso no Moodle especificamente para essa finalidade. Nos dois papéis de usuário (aluno e professor), buscou-se acompanhar a utilização do sistema na forma de um passo-a-passo, efetuando capturas de tela para ilustrar a tomada de ações e os recursos usados. O acesso ao Moodle se deu através do navegador de Internet Google Chrome, e o manual foi confeccionado no LibreOffice Writer, utilizando os laboratórios de informática do Campus. Como resultados, foram concluídos os manuais do Moodle para os alunos e para os professores. Com o desenvolvimento desses materiais, foi possível perceber a grande quantidade de recursos que o Moodle disponibiliza, contrastando com a baixa utilização destes por parte dos professores e alunos. Espera-se que com a divulgação dos manuais, o Moodle possa ser melhor aproveitado por todos os docentes e discentes, utilizando suas facilidades e ferramentas para aperfeiçoar o ensino e o aprendizado.

 


Palavras-chave


Aprendizagem. Manual. Moodle

Texto completo: PDF