Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Máquinas de Fluido e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Pollyanna Amanda Fick Gehm Denzin Zenkner, Airton Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


O projeto de monitoria de Máquinas de Fluídos e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos tem por objetivo auxiliar os alunos do curso de Engenharia Mecânica, do IFRS/Campus Erechim, matriculados nessas disciplinas, em horários extraclasse, e também ajudar os professores durante atividades práticas e em pesquisas teóricas sobre os assuntos a elas relacionados. Além de auxiliar os alunos e os professores, a monitoria também traz grandes oportunidades ao monitor, pois o mesmo acaba por trabalhar suas habilidades didáticas e comunicativas, e ainda o incentiva a conhecer e adentrar um pouco na área do ensino. O presente projeto surgiu a partir da necessidade demonstrada pelos alunos, baseada nos altos índices de reprovação e falta de compreensão dos conteúdos em sala de aula. Também é importante ressaltar que as matérias em questão são de extrema importância no curso de Engenharia Mecânica pois os conteúdos abordados nas mesmas fazem parte da maioria dos possíveis locais de trabalho do futuro engenheiro. Assim, o principal objetivo do projeto é a melhoria da qualidade do conhecimento, oportunizando aos alunos um atendimento mais específico e particular, permitindo que os mesmos possam sanar suas dúvidas e compreender os conteúdos de forma efetiva. Como objetivos específicos, o projeto visa apoiar os professores das disciplinas em atividades práticas, e auxiliar os alunos na resolução de exercícios além de oferecer explicação sobre conceitos e propriedades. O projeto conta com 01 monitor, com carga horária de 16 horas semanais, as quais são dispostas entre atendimentos aos estudantes e apoio aos professores durante atividades práticas voltadas ao ensino. Como resultados parciais, tem-se a participação significativa de alunos que se torna frequente, criando uma rotina de estudos e desenvolvendo o hábito de estudo contínuo. Verificou-se que os principais problemas encontrados foram a ausência dessa rotina organizada de estudos para grande parte dos estudantes, a dificuldade na compreensão de conceitos básicos da área de fluídos, bem como no raciocínio lógico, na leitura e interpretação. Concluindo, as atividades de monitoria são de grande importância pois representam uma oportunidade de corrigir possíveis deficiências de aprendizagem, facilitando a compreensão dos conteúdos além de proporcionar uma forma dos alunos trabalharem com o estudo contínuo, além de despertar no monitor uma possível vontade de seguir na área do ensino.

 


Palavras-chave


Fluidos. Pneumática. Ensino. Atendimento.

Texto completo: PDF