Última alteração: 27-09-2017
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência mostrando como é o trabalho de monitoria, os desafios e oportunidades e sua influência no meio acadêmico. Este estudo foi realizado em forma de relato de experiência, a partir das vivências da monitora nas disciplinas de Química dos cursos Técnico em Alimentos e Engenharia de Alimentos, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Erechim, no período de abril a dezembro de 2017. Exercer uma monitoria é uma oportunidade para que o estudante aprimore as suas habilidades de comunicação, aprofunde os seus conhecimentos na área de maior afinidade e, além disso, contribua com o aprendizado dos colegas. Torna-se possível experimentar alguns encantos e contratempos da profissão de um professor. A monitoria tem por objetivo auxiliar os alunos na resolução de exercícios, sanar dúvidas a respeito dos conteúdos vistos em aula e assim facilitar o processo de aprendizado dos discentes. Isto auxiliou na obtenção de um maior conhecimento teórico-prático assim como, proporcionou novas experiências para a monitora. Além disso, proporcionou uma vontade maior quanto ao interesse pela prática docente como uma profissão futura e um interesse pelo ensino e pesquisa muito maiores do que anteriormente. As disciplinas de Química para os cursos referidos são de suma importância para a formação de um profissional com êxito na área de Alimentos, pois estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos. Os projetos de monitoria tornam-se indispensáveis, já que o professor atua como intermediador do conhecimento, cabendo também aos alunos participar nesta construção, o que ocorre através da busca pelo aprendizado. Durante este processo, foi possível conquistar uma boa relação interpessoal com os discentes e assim estes se sentiram mais à vontade para solicitar auxílio nas atividades e no esclarecimento de dúvidas. É importante ressaltar que a experiência representou um grande desafio, porque, além de ser uma prática nova, exigiu uma postura mais séria para saber lidar, muitas vezes, com alunos que estavam angustiados, decorrente da necessidade de aprenderem, bem como tentar estimular a procura dos discentes pela monitoria, pois a demanda, muitas vezes, era insatisfatória. Para os discentes, acredita-se que houve um maior estímulo ao estudo e um maior aprendizado, apesar de a procura ocorrer com maior frequência em vésperas de avaliações.